6) A relação entre o Renascimento cultural e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI justifica-se porque:
As cidades eram centros comerciais e favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo dominio das técnicas do retrato e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem ao Renascimento.
A presença de artistas nas cidades atraía os investimentos de ricos burgueses em O busca de prestigio social, fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália e os Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras.
Nas cidades podia-se estudar a cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição clássica e ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na arquitetura e da perspectiva na pintura.
A riqueza concentrada nas cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o O crescimento do comércio estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a redescoberta dos valores da antiguidade clássica.
As cidades eram centros onde diversos visitantes passavam, dentre eles estrangeiros, que eram o público-alvo dos artistas renascentistas pela verdadeira apreciação das novas técnicas que estes vinham desenvolvendo, e que o público Europeu não sabia apreciar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde veio grande parte dos artistas. (Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria,......
Explicação:
ta serta pode confiar ok gata ou gato
Perguntas interessantes