6- A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal em 1815 desagradou os portugueses. A insatisfação era reforçada, pela crise econômica que o país vivia. Foram reflexos diretos da abertura comercial brasileira e também pelo domínio inglês sobre a economia portuguesa. D. João VI atendeu às exigências dos deputados portugueses e voltou a seu país. Depois de seu retorno a Portugal, D. João VI não mais voltaria ao Brasil. Mas como ficou a situação da política do Império brasileiro após o retorno de D. João?
A) * D. João VI conseguiu administrar o Brasil por meio de um governo-geral do Brasil, permitindo com que o herdeiro do trono, na época com 5 anos de idade, assumisse o poder quando atingisse a maioridade.
B) Deixou no comando do Brasil seu filho, D. Pedro, que a partir de então assumiu o governo brasileiro na condição de Príncipe Regente e passou a governar o Império brasileiro.
C) A iniciativa de D. João desagradou a Corte carioca, assim, munidos de reivindicações convocaram a Assembleia da Corte para exigir o retorno de D. João.
D) O Imperador abdicou do trono português em favor de seu filho, assim D. Pedro passou a governar Portugal e o Brasil mantendo a sede do governo em território brasileiro.
TEM ALGUÉM PRA ME AJUDAR PFV URGENTE PRECISO PRA AGORA
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
RESPOSTA LETRA A D. JOÃO VI CONSEGUIU ADMINISTRAR O BRASIL POR MEIO DE UM GOVERNO GERAL DO BRASIL, PERMITINDO COM QUE O HERDEIRO DO TRONO, NA ÉPOCA COM 5 ANOS DE IDADE, ASSUMISSE O PODER QUANDO ATINGISSE A MAIORIDADE.
ESPERO TER AJUDADO
TENHAM UM BOM DIA.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás