6) A permanência da família real portuguesa e sua corte no Brasil, mesmo depois das tropas francesas terem deixado Portugal desagradou os portugueses.A insatisfação era reforçada, pela crise econômica que o país vivia face a abertura comercial brasileira, e pelo domínio inglês. Sobre a Revolução Liberal do Porto, assinale a alternativa INCORRETA: *
a) Um movimento revolucionário inspirado no Iluminismo convocou eleições.
b) Os deputados portugueses exigiram o retorno imediato de D. João VI e a família real.
c) Limitaram o poder real.
d) Foram cobradas taxas de D. João VI para que permanecesse no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta: ( A )
Explicação: um movimento revolucionario inpirado no iluminismo covocou eleiçoes
É incorreto aquilo afirmado em A, de modo que é correta a alternativa A. A Revolução Liberal do Porto não foi um movimento revolucionário republicano, mas sim uma tentativa de reformar as bases políticas (ainda absolutistas) naquele país.
Com isto em mente, o que os revoltosos pretendiam não era a extinção da Monarquia, mas sim a substituição do modelo Absolutista pelo modelo da Monarquia Parlamentarista, no qual o Parlamento, composto por deputados eleitos, limitaria e fiscalizaria o poder do Rei, assim como tomaria decisões independentes em uma série de áreas da sociedade portuguesa.
Dom João VI se viu forçado a aceitar as demandas dos revolucionários, e Portugal passou a ser regido por uma Constituição que não dava mais poderes absolutos ao Rei.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/6273379