História, perguntado por morgannanobrega, 1 ano atrás

6. A formação do Estado Moderno foi resultado de um complexo de causas, entre as quais avulta o aparecimento de uma aristocracia comercial que havia tomado parte ativa nos movimentos de emancipação das cidades e que, em seu próprio interesse, reagia contra o feudalismo apoiando a realeza. As instituições que deram ao Estado Moderno suas características foram:
a) A injustiça real, que sobrepujou o direito de julgar dos antigos senhores; a moeda real, que substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais.
b) A justiça real, que deu o direito de não julgar dos antigos senhores; a moeda real que não foi mais cunhada e que substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais.
c) A justiça real, que sobrepujou o direito de julgar dos antigos senhores; a moeda real, que substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais.
d) A justiça real, que sobrepujou o direito de julgar dos antigos senhores; a moeda real, que não substituiu a pluralidade de moedas cunhadas pelos nobres feudais

Soluções para a tarefa

Respondido por keysonluiz
61

Resposta: Letra C

Explicação:


escadarolante123: cade
Respondido por EduardoPLopes
25

É correta a alternativa C, tendo sido a formação dos Estados Nacionais europeus um processo de centralização do poder político, centralização que teve, dentre outros elementos, a formação de uma moeda nacional e de um código jurídico nacional unificado.

Estes dois sistemas garantiam aos poderes políticos centrais um grau de controle mais profundo sobre o seu território, já que uma mesma moeda faria com que houvesse maior dependência econômica entre as diferentes regiões do reino. Do mesmo modo, uma mesma lei, fundamentada na figura do Rei, dava ao Rei meios de controlar de maneira absoluta qualquer grupo que se mostrasse como um obstáculo.

Perguntas interessantes