Biologia, perguntado por grazielle7257, 1 ano atrás


6)A acondroplasia é uma condição genética dominante. Em homozigoze o gene da acondroplasia é letal. Qual a chance de um casal, onde ambos possuem acondroplasia, terem um filho do sexo masculino com acondroplasia ou uma filha normal para essa condição?

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovitornunesp4d76l
5

Trata-se de uma questão sobre a Primeira Lei de Mendel e suas alterações nas proporções.

Vamos entender alguns conceitos primeiro?

  • O que são alelos letais?

São alelos que, quando se apresentam em homozigose (AA — dominante — ou aa — recessivo), causam a morte do indivíduo logo no nascimento.

  • Vamos fazer o Quadro de Punnett:

\begin{array}{c|l|r}&A&a\\ A&AA&Aa\\a&Aa&aa\end{array}

A proporção de nascimento de indivíduos que podem sobreviver, embora com a doença, é de \dfrac{3}{3}.

  • Por que?

A acondroplasia é uma doença condicionada por alelos dominantes. E eu te falei que os alelos mortais só são mortais quando se apresentam em homozigose (AA), por isso tiramos essa proporção genotípica do cruzamento.

Voltando ao comando do enunciado:

  • Qual a chance de um casal, no qual ambos possuem acondroplasia, terem um filho do sexo masculino com acondroplasia ou uma filha normal para essa condição?

Nesse caso, usaremos a regra do "e" (multiplicação) e depois a regra do "ou" (soma). Por quê? Bom, precisamos primeiramente saber a chance desse casal ter um filho com acondroplasia e depois uma filha normal. E, posteriormente, a resposta final do pedido do enunciado, nascer um filho com acondroplasia "OU" uma filha normal.

  • Realizando a probabilidade de nascer um menino com acondroplasia:

\dfrac{1}{2} \cdot \dfrac{2}{3} = \dfrac{2}{6} : 2 \rightarrow \dfrac{1}{3}

A fração 1/2 indica a chance de nascer uma um menino e a fração 2/3 indica a chance de nascer com acondroplasia, pois somente indivíduos com genótipo Aa (que aparece duas vezes no cruzamento) podem viver com a doença.

OBS.: quem nasce com genótipo aa não possui a doença.

  • Realizando a probabilidade de nascer uma menina normal:

\dfrac{1}{2} \cdot \dfrac{1}{3} = \dfrac{1}{6}

A fração 1/2 indica a probabilidade de nascer uma menina e a fração 1/3 indica a probabilidade de nascer uma criança normal, pois somente indivíduos com genótipo aa são normais.

  • Resposta final:

\dfrac{1}{3} + \dfrac{1}{6} = \dfrac{1}{2}

ou 50%.

Continue estudando em:

https://brainly.com.br/tarefa/25805735

Anexos:
Respondido por Gaper
5

   A chance de um casal com acondroplasia ter um menino com a condição ou uma menina normal é de 50%. Leia os conceitos abaixo para entender como essa questão foi resolvida:

❏ Dominante x Recessivo

   Um gene dominante é aquele que prevalece sobre o recessivo, determinando seu caráter. Isso significa que quando houver uma heterozigose, a característica que prevalece é aquela determinada pelo gene dominante. O recessivo só determinará seu caráter quando estiver em homozigose.

❏ Homozigoto x Heterozigoto

   Um indivíduo homozigoto para determinada característica possui dois genes iguais para ela. Se houver um de cada gene, esse indivíduo é heterozigoto, e a característica determinada será aquela do gene dominante.

Resolução:

   A acondroplasia é uma condição genética dominante, ou seja,  o gene que condiciona essa característica domina quando em heterozigose. Também sabe-se, quando em homozigose, seu gene é fatal. Isso significa que todos os indivíduos com acondroplasia possuem o genótipo Aa (são heterozigotos), pois os homozigotos AA não sobrevivem.

Vamos calcular a probabilidade de o casal ter um filho do sexo masculino com acondroplasia. Sabemos que o casal é heterozigoto e que o menino também precisa ser (caso contrário não sobreviveria). Observe o quadro de Punnett para esse caso:

\begin{array}{c|c|c} &A&a\\A&AA&Aa\\a&Aa&aa\end{array}

Como não há como indivíduos AA sobreviverem, excluímos essa possibilidade. Sendo assim, restam-nos 3 outros genótipos possíveis. Se o filho precisa ser heterozigoto (Aa), a probabilidade é de 2/3. Como as chances de o descendente ser menino ou menina são as mesmas, multiplicamos a probabilidade anterior por 1/2.

2/3 × 1/2 = 2/6 = 1/3

A chance de o casal ter um menino com acondroplasia é de 1/3. Vamos calcular a chance de terem uma menina normal:

\begin{array}{c|c|c} &A&a\\A&AA&Aa\\a&Aa&aa\end{array}

Uma menina normal teria o genótipo homozigoto recessivo  (aa). Num espaço amostral de 3 genótipos possíveis, a chance de uma criança nascer normal é de 1/3. Como as chances de o descendente ser menino ou menina são as mesmas, multiplicamos a probabilidade anterior por 1/2.

1/3 × 1/2 = 1/6

A chance de o casal ter uma menina normal é de 1/6. Como o enunciado pede a chance de uma coisa OU a outra acontecer, devemos somar as probabilidades.

1/3 + 1/6 =

2/6 + 1/6 =

3/6 = 1/2 = 50%

Mais exercícios de genética:

https://brainly.com.br/tarefa/25794394

https://brainly.com.br/tarefa/25547692

https://brainly.com.br/tarefa/25744216

https://brainly.com.br/tarefa/25791817

https://brainly.com.br/tarefa/25803289

   

Anexos:

joaovitornunesp4d76l: putz, meu LaTeX deu errado kk
Gaper: lkkk
Perguntas interessantes