6.4. Uem 2012 Leia o texto a seguir e assinale o que for correto sobre o tema da diversidade étnica. “[...] Na verdade, raça, no Brasil, jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]” SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando &SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.) História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea,. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 177. *
(A) Os termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos de
pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns.
(B) Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural
e da organização genética.
(C) Por ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do
continente africano, não é pertinente discutir no Brasil o racismo.
(D) Nas décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à sociedade
brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que resultaram, recentemente,
na implantação das chamadas políticas de ação afirmativa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: V, F, V, F, F
Explicação:
Sobre as asserções, pode-se concluir:
I - Verdadeiro. A tese de que a mistura de raças é prejudicial ao Brasil serviu como embasamento para políticas de “embranquecimento” da população brasileira por meio da imigração de europeus, a partir da segunda metade do século XIX.
II - Falso. O termo “etnia” incorpora não só características biológicas como também culturais.
III - Verdadeiro. Esses estudos baseiam-se no racismo científico e no darwinismo social.
IV - Falso. É pertinente discutir o racismo no Brasil, pois o país, apesar de ter grande número de afrodescendentes na sua população, ainda convive com inúmeros casos de racismo e discriminação racial.
V - Falso. Nas décadas seguintes após a abolição da escravatura, não houve políticas de inclusão social para a população negra liberta.
Resposta:
V F V F F
O termo “raça” corresponde ao um conceito ideológico muito utilizado entre os séculos XIX e XX para diferenciar as populações por meio de critérios fenotípicos. Tal conceito caiu em desuso na medicina, por se demonstrar equivocado, mas continua presente no imaginário social. Sendo assim, a luta contra o racismo acontece colocando o termo em debate e demonstrando o quanto que ele carrega em si uma visão elitista e preconceituosa. Como nunca houve, no Brasil, políticas que impedissem a reprodução da pobreza da população de cor negra gerada pela escravidão, atualmente tem-se lutado pela implantação das políticas afirmativas.
Explicação:
AQUI FICOU A QUESTÃO:
Pensado na “diversidade étnica, leia o texto a seguir.
“[...] Na verdade, raça, no Brasil jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...]”
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.) História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea, São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 177.
Marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas, assinalando, em seguida a alternativa que contenha a ordem correta de cima para baixo:
( ) Vigorou no Brasil, do século XIX, uma visão elitista que privilegiava a cor branca e via na mistura de raças a causa de seu atraso.
( ) Os termos raça e etnia se equivalem. Ambos fazem referência à composição de grupos de pessoas com características fisiológicas e biológicas comuns.
( ) Os estudos centrados na noção de raça classificam a humanidade por meio da seleção natural e da organização genética.
( ) Por ser o Brasil o país com o maior número de negros e afrodescendentes depois do continente africano, não é pertinente discutir no Brasil o racismo.
( ) Nas décadas seguintes à abolição da escravatura, a integração dos negros à sociedade brasileira foi marcada pela adoção de mecanismos de inclusão que resultaram, recentemente, na implantação das chamadas políticas de ação afirmativa.