Sociologia, perguntado por carolmilgrau28, 9 meses atrás

6) (3pts.) Max Weber, teórico cujos reconhecimentos continuam básicos para a sociologia, procurou não apenas parecer sociedade moderna vírgulas explicar as estruturas de dominação política e economia e suas disparidades.
Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o autor, assinale a alternativa correta .

a) para Weber, os interesses coletivos estão acima dos interesses particulares, portanto, é possível transformar a realidade social por meio da acentuada divisão social do trabalho, já que está produz a solidariedade orgânica e ainda possui o direito penal que, com suas sanções repressivas, pode normalizar a sociedade nos momentos da crise.

b) segundo Weber, as classes, os estamentos e os partidos são fenômenos de distribuição de poder dentro de uma comunidade, que se legitimam e se definem pelos valores sociais convencionalmente estabelecidos em Dada sociedade.

c) de acordo com o autor, a divisão do trabalho capitalista expressa modos de segmentação da sociedade que levam os indivíduos a ocuparem posições desiguais, gerando antagonismos de classes. Assim a classe explorada, que no capitalismo é a classe operária, seria a única capaz de realizar a mudança da sociedade capitalista para uma sociedade menos desigual.

d) Weber considera que somente a renda e a posse geram desigualdades. Assim, a possibilidade do desenvolvimento de uma sociedade mais justa é utópica, pois as vantagens materiais derivam dos próprios méritos dos indivíduos que já nascem desiguais em relação aos dons naturais, inteligência, gosto e coragem, entre outros.

e) o autor, numa perspectiva simbólica, procura explicar a sociedade capitalista e a sua possibilidade de transformação. Considera que é necessário analisar a sociedade micos sociologicamente, pois, como só alguns grupos possuem capital simbólico e econômico de maior significância na hierarquia social, reproduzem a cultura, a ideologia, organiza.​

Soluções para a tarefa

Respondido por famusic8335
4

Resposta: e) o autor, numa perspectiva simbólica, procura explicar a sociedade capitalista e a sua possibilidade de transformação. Considera que é necessário analisar a sociedade micos sociologicamente, pois, como só alguns grupos possuem capital simbólico e econômico de maior significância na hierarquia social, reproduzem a cultura, a ideologia, organiza.​

"Ontem realizei uma prova de sociologia, com a mesma questão."


carolmilgrau28: muitoooooo obgd... agradeço d++++❤
Perguntas interessantes