ENEM, perguntado por niellyaraujo393, 7 meses atrás

5º)Segundo o professor de Engenharia da UFJF, Cézar Henrique Barra,o maior impacto negativo na pandemia em relação ao meio ambiente é: * a)A produção de alimentos b)A produção de medicamentos c)O funcionamento das indústrias de carros d)Construção civil

Soluções para a tarefa

Respondido por helosila20
0

Nas últimas décadas, o mundo passou por transformações climáticas que assustaram a população. A poluição gerada pela queima de combustíveis fósseis é apontada como uma das maiores vilãs do aquecimento global. Para debater as saídas para esse problema, o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Cézar Henrique Barra Rocha vai ministrar a palestra Estudos e Soluções para Transportes Coletivos e Individuais.

A palestra, que mostrará quanta poluição geram os meios de transporte mais utilizados, faz parte do I Fórum do Meio Ambiente, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento acontecerá na sede da OAB, nos dias 4 e 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cézar é formado em Engenharia Civil pela UFJF e fez seu mestrado em Transporte pela Universidade de São Paulo (USP). Ele tem pesquisas nas áreas de Transportes, Planejamento Urbano e Regional e Análise Ambiental. É também o representante da UFJF no Conselho Municipal de Meio Ambiente e na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata mineira.

O professor afirma que o excesso de veículos, além de gerar poluição, pode provocar um colapso no sistema de trânsito da cidade. Ele confirma que, na cidade, existem muitos carros e ônibus e aponta o melhor aproveitamento do transporte coletivo como saída para cidades do tamanho de Juiz de Fora. A melhoria do serviço na cidade faria com que as pessoas deixassem o carro em casa. Cézar é um defensor da volta do sistema troncalizado de transporte coletivo, que reduziria o número de veículos na rua e melhoraria a qualidade do serviço. Ele afirma que a iniciativa não deu certo na cidade em 2006 porque foi implantada apenas de maneira parcial.

A utilização de meios de transporte não poluentes também deve ser levada em conta. O uso da bicicleta no centro da cidade, por exemplo, é considerado viável pelo especialista, mas para isso teria de ser construída uma estrutura, com ciclovias e locais para guardar as bicicletas.

Ele vê como fundamental o papel do cidadão, que deve utilizar mais o transporte coletivo, optar por carros menos poluentes e até mesmo ir a pé quando a distância for curta. “A pessoa compra o carro e tem a ilusão que ele vai resolver seu problema, mas, com o aumento no número de carros na rua, cada vez demora mais, não resolve”, comenta Cézar, que não usa mais carro.

A iniciativa da organização do Fórum do Meio Ambiente, que vai entregar propostas ao governo municipal no final do evento, é vista com bons olhos pelo professor. “É fundamental oferecer alternativas. A gente não pode ficar só criticando. O poder público tem sua responsabilidade, mas o cidadão também pode dar sua contribuição”.

Quanto ao papel da Universidade, Cézar diz que a instituição deve contribuir com a sociedade e que isso já acontece em muitos casos. O professor conta que diversos projetos da Faculdade de Engenharia são disponibilizados à prefeitura gratuitamente. “Os alunos e professores não podem fugir desse compromisso. A gente pode ajudar outras cidades e até outros países, mas primeiro temos que ajudar a nossa”.

A palestra Estudos e Soluções para Transportes Coletivos e Inidividuais acontecerá no dia 4 de junho, às 16h30, no prédio da OAB. Em Juiz de Fora, a OAB situa-se na Avenida dos Andradas, número 696.

Outras informações: (32) 3690-5900


helosila20: espero que tenho ajudo!
Perguntas interessantes