5ª) (TJ-SC) Sobre a Revolução Farroupilha, assinale a única alternativa que está INCORRETA. *
A. Esse movimento teve também causas econômicas: o principal produto da região, o charque, comercializado no mercado interno foi taxado de forma elevada, o que facilitou a concorrência do charque platino, privilegiado pelas baixas taxas alfandegárias.
B. Foi um movimento liderado pelas elites empobrecidas, extremamente organizado militarmente e voltado para a solução dos problemas das camadas mais pobres da população do Rio Grande do Sul, e norte do Uruguai e Argentina.
C. Os promotores dessa revolução foram os estancieiros gaúchos que pretendiam separar-se politicamente do Brasil.
D.Bento Gonçalves foi um dos líderes dessa revolta.
Foi a mais longa guerra civil brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
A revolta que resultou na Guerra dos Farrapos não foi um movimento da elite empobrecida do Rio Grande do Sul, mas, sim, dos estancieiros, grupo que fazia parte da elite econômica da província. Ela também não aconteceu para resolver os problemas dos pobres, mas, sim, para atender aos interesses dessa própria elite.
A Guerra dos Farrapos foi uma revolução que se deu no Período Regencial e foi culminada no Rio Grande do Sul. Sua causa foi a alta taxação do charque sulista (B).
A Revolução Farroupilha foi uma movimentação da burguesia brasileira para tornar a competitividade com a venda do charque uruguaio e argentino mais justa.
A intenção dessa classe era que o governo taxasse os produtos importados para o Brasil, a fim de diminuir a desigualdade no mercado. Com o produto mais caro, os sulistas não conseguiam vender sua carne saindo no prejuízo.
O início da guerra tinha finalidade de ter os direitos sulistas preservados. Contudo, com o passar da revolta, passaram a querer a separação da região do território brasileiro.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/10112324