Português, perguntado por senhorsinceroreal, 9 meses atrás

59 Pontos valendo!!!!!! É URGENTE!!!!

Preciso de uma redação GRANDE sobre o "Câncer Colorretal".

Soluções para a tarefa

Respondido por silvialiryo
1

Resposta:

CÂNCER COLORRETAL

Câncer, também chamado de tumor maligno, é uma doença em que as células anormais se dividem incontrolavelmente destruindo o tecido de determinadas partes do corpo. É a denominação que se dá ao conjunto de mais de mais de duzentas doenças tendo em comum a características que é a neoplasia, quando as células doentes se reproduzem descontroladamente formando as chamadas massas (tumores) que invadem órgãos e tecidos e muitas vezes ocorrendo metástases, que é o processo de reprodução em órgãos e tecidos distantes do original. Já o tumor benigno também é multiplicação de células, contudo a diferença é que nesse caso é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original sendo o tratamento mais fácil e a cura mais rápida raramente levando à morte.

O Câncer é uma doença imprevisível, alguns têm relação com as características genéticas da pessoa, outros são herdados como é o caso do retinoblastoma, câncer de olho que se manifesta em crianças, outras ainda estão associadas a fatores genéticos além dos que a própria ciência não explica ainda.

O Câncer pode se desenvolver em qualquer órgão ou tecido, pele, ossos, mama, tecidos neurais, próstata, cólon, enfim, em qualquer parte do corpo, por isso existem diferentes tipos de cânceres. A depender do tipo de tecido invadido vai haver uma diferenciação na velocidade de multiplicação e capacidade de invadir outros órgãos e fazer metástases, diferenciando assim o tipo de tratamento, prognóstico e cura.

O Câncer Colorretal é um tipo de tumor que acomete o intestino grosso que é subdividido em cólon e reto. A maioria dos tumores colorretais têm origem nos pólipos, que é o crescimento anormal de tecido na parede interna do cólon ou do reto, normalmente benigno. Alguns têm forma de cogumelo e outros se parecem com verrugas, crescem lentamente, podendo levar muitos anos para se tornarem malignos o que facilita a sua detecção e retirada através de um exame chamado de colonoscopia, antes de se transformarem em tumores malignos.

Os fatores de riscos de um Câncer colorretal são: ingestão de carnes vermelhas, alimentos processados (embutidos), excesso de gordura, ociosidade, obesidade, idade superior a 50 anos, histórico familiar entre muitos outros. A prevenção, basicamente, é a pratica de esportes, manter uma dieta saudável com baixa ingesta de carnes vermelhas, uso de frutas e verduras, manter-se hidratado, combater a obesidade, evitar excesso de bebidas alcoólicas, fumo e, sobretudo, se submeter a exame de rastreamento, uma vez que essas medidas não são 100% eficazes. A colonoscopia ainda é o exame mais importante e eficiente porque, através dela, o médico consegue visualizar todo o cólon e reto, e quando encontra algum pólipo pode retirá-lo, e levá-lo para análise e assim, evitar que se transforme num tumor maligno ou, se já existir alguma célula cancerígena, iniciar o tratamento visto que, quanto mais precoce a detecção e o tratamento maior a probabilidade de cura. A partir dos 50 anos é recomendado iniciar o rastreamento, como exame anual, se necessário, nesse caso, o médico vai orientar o período a ser feito o acompanhamento.

De modo geral, quando se detecta tumores colorretais, o tratamento inicial é bem menos agressivo, às vezes, apenas a retirada do pólipo através de uma colonoscopia já resolve o problema, contudo em tumores maiores, há necessidade de cirurgia (convencional, laparoscópica ou robótica), e também de quimioterapia e radioterapia antes da intervenção cirúrgica para redução do tumor e posterior ressecção.  Enfim, o tratamento do Câncer colorretal, não é muito diferente dos outros tipos de cânceres, envolve radioterapia, quimioterapia especialmente em casos em que a metástase (aparecimento do tumor em outro órgão como fígado ou pulmão, por exemplo) já esteja presente. Portanto, quanto mais precoce o tratamento menor a agressividade e o tempo de tratamento, proporcionando a cura ou melhor qualidade de vida ao paciente.

Explicação:


Liziamarcia: Obrigada SILVIA !
Liziamarcia: Se a usuária achar muito Técnico ela resume as ideias principais .
silvialiryo: :)
Respondido por Liziamarcia
0

" O Câncer Colorretal".

Existem vários tipos de Carcinomas, que é um tumor maligno , ele aparece em qualquer parte do corpo , passando a ocorrer metástases em todos os tecidos e órgãos .

Quando o tumor é benigno ou está no início , os tratamentos surtem efeito e levam a cura dos pacientes.

Se o tumor aparece no intestino grosso e denominado de CÂNCER COLORRETAL.

Normalmente aparecem pólipos ( um tipo de verruga ) nas paredes do cólon e do RETO .

Quando este crescimento é lento , eles podem ser retirados através de um exame chamado de COLONOSCOPIA e o local é cauterizado antes que virem um tumor maligno .

Se você gosta de comer muita carne vermelha , presunto ,salames e mortadelas ( embutidos) , está acima do peso , não pratica esportes , é um bom candidato para ter estes problemas .

Podemos previnir esta doença tendo uma dieta saudável , com frutas e verduras comendo poucas gorduras polissaturadas , sem fumo ou bebidas alcoólicas e bebendo muita água .

Outra medida salutar seria após aos 50 anos ,se submeter periodicamente a um exame de rastreamento, pois a colonoscopia consegue visualizar todo o cólon e reto, e quanto mais precoce a detecção e o tratamento maior a probabilidade de cura ou melhor qualidade de vida ao paciente.


senhorsinceroreal: Obrigado, Liziamarcia! Mas eu disse uma redação grande, e infelizmente essa é pequena. Mas também ficou muito boa, parabéns e obrigado!
Liziamarcia: De nada !
Perguntas interessantes