Geografia, perguntado por ketmarcal9201, 11 meses atrás

58Em 2016, o SESC Pompeia apresentou uma mostra dedicada a Augusto de Campos, poeta paulista representante do movimento concretista. A exposição explorou as múltiplas dimensões abordadas pela poesia concreta, como as exemplificadas nas imagens a seguir.I - Augusto de Campos, poema "Viva vaia", 1972II - Escultura em aço feita sob a supervisão de A. de Campos, 2016Com relação às dimensões da poesia concreta apresentadas nas figuras I e II, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.( ) Em I, o jogo de palavras e sílabas é valorizado pelo tratamento plástico dado ao poema.( ) Em II, o aspecto gráfico do poema é transposto para uma dimensão tridimensional.( ) Em I e II, a poesia se insere no campo das artes visuais contemporâneas, articulando palavra, imagem e sonoridade.As afirmativas são, respectivamente,A F-V-F.B F-V-V.C V-F-F.D V-V-V.E F-F-V.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

A primeira afirmativa é verdadeira, pois as sílabas são compostas em I pela diferença entre os elementos gráficos que são apresentados, de modo que o contraste entre branco e vermelho foram as palavras.

A segunda afirmativa é verdadeira, pois II é uma tentativa de criar a mesma ideia de I, mas em um ambiente tridimensional, o que ajuda a "atualizar" o poema concreto.

A terceira afirmativa é verdadeira, pois são casos de poemas concretos, onde o elemento da materialidade e da visualidade é tão ou mais importante quanto os elementos textuais, o que o diferencia dos poemas tradicionais.

É correta a alternativa D.

Respondido por CELINA2016
3

Resposta:

LETRA: D

Explicação:

Afirmação I: Verdadeira. A associação entre as palavras viva e vaia é ressaltada pelo espelhamento evidenciado na disposição gráfica.

Afirmação II: Verdadeira. A tridimensionalidade, impossível na versão impressa do poema, é alcançada pela articulação entre as duas partes que compõem a escultura.

Afirmação III: Verdadeira. Augusto de Campos foi um dos criadores do movimento da poesia concreta, que buscava articular as linguagens verbal e visual. Esse projeto, já plenamente realizado na versão original (imagem I), é reforçado e realçado na transposição escultórica (imagem II).

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