56A foto a seguir apresenta uma cena do cotidiano paulistano.Em 2009, o recorde de índice de congestionamento em Sao Paulo - 294 km de lentidão - foi quebrado duas vezes no mesmo dia. Ao longo da última década, 118 km de vias congestionadas têm sido a média diária da cidade nos horários de pico. Os paulistanos perdem, nos deslocamentos pendulares, o equivalente a 27 dias por ano.ROLNIK, R- e KLINTOW1TZ, D. Dossiê São Paulo, Hoje.In Estudos Avançados, São Paulo. JanVAbr. 2011.Para diminuir o tempo dos deslocamentos, aadministração pública adotou as seguintes medidas,EXCETOA a expansão do transporte sobre trilhos, com o objetivo de diminuir o número de viagens pendulares motorizadas.B o estímulo ao transporte não motorizado, graças à instalação de uma rede de ciclovias e de ruas exclusivas para pedestres.C a prioridade do transporte público coletivo no uso do espaço viário urbano, graças à instalação de vias seletivas.D a adoção do pedágio urbano, com o objetivo de restringir o acesso dos veículos individuais à área central da cidade.E a utilização de sistemas semafóricos com controle em tempo real, para diminuir a perda de tempo em espera e lentidões.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Entre as medidas apontadas a única que não visa diminuir os congestionamentos urbanos é a criação de pedágios urbanos, que visam garantir a privatização da infraestrutura urbana, concedendo o direito de concessão da via para uma empresa privada, livrando-se da obrigação de mantê-la e recebendo, por esta concessão, uma injeção de recursos que podem ser aplicados em outro lugar.
Isto ainda acaba aumentando os congestionamentos, pois a cobrança dos pedágios cria gargalos, através dos quais a circulação veicular é, geralmente, lenta, o que acaba aumentando o problema.
É correta a alternativa D.
Perguntas interessantes