550 que mais circula pelos computadores globais sáo informações pragmáticas, manipuladas por uns poucos atores, em seu benefício próprio. 0 mercado de informática é controlado por um punhado de firmas gigantes, situadas num pequeno número de países. [...] A ideia de que o tempo suprime o espaço provém de uma interpretação delirante do encurtamento das distâncias, com os atuais progressos no uso da velocidade pelas pessoas, coisas e informações. A verdade é que as informações náo atingem todos os lugares [...]. Em realidade, é mínima a parcela das pessoas que, mesmo nos países mais ricos, se beneficiam plenamente dos novos meios de circulação. Mesmo para esses indivíduos privilegiados, náo se trata da supressão do espaço: o que se dá é um novo comando da distância. E o espaço náo é definido exclusivamente por essa dimensão.Santos, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997, p. 161.Sobre o tema tratado no texto, leia as seguintes afirmações:IOs novos meios de circulação de informações eliminaram as distâncias físicas e impuseram o domínio do tempo sobre o espaço.IIOs atuais progressos no uso da velocidade ocorrem apenas nos países mais ricos, nos quais os novos meios de circulação de informações estão implantados em todos os lugares.IIIA ascensão dos novos meios de circulação pode ser associada à emergência de um novo comando da distância.É coerente com o que argumenta o texto:A I, apenas.B I, lie III.C III, apenas.D II e III, apenas.E II, apenas.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá,
A I, apenas.
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, o acesso a informações agora não vem somente dos telejornais e das televisões como antigamente, a informação vem de vários locais, principalmente através de internet, onde as informações chegam mais rápido.
Assim a informação usa da velocidade, a velocidade por sua vez está ultrapassando as distâncias físicas fazendo com que haja cada vez mais uma sensação de proximidade entre os lugares, causando as grandes ações conjuntas que vemos hoje.
Perguntas interessantes