55 PONTOS! Responda sem pesquisar em outros locais e dê respostas completas.
1) Na visão de Émile Durkheim, o que são fatos sociais?
3) O que é o monopólio da violência do Estado?
4) Dê um exemplo de fato social.
Soluções para a tarefa
Olá.
QUESTÃO A
Para se abordar fatos sociais, inicialmente, é interessante pensar sobre o significado de fatos em metodologia científica – o que deu origem aos Fatos de Durkheim.
Fatos consistem em variáveis que podem ser verificadas e analisadas, em diversos espaços de tempo, principalmente quando se faz necessária a validação de hipóteses, teorias e leis – elementos muito importantes para a produção de ciência.
Fatos Sociais consistem em fatos - como os supramencionados - com um enfoque no ambiente social. Pensando na produção de ciência, são os fatos sociais que tornaram a Sociologia uma ciência nos padrões positivistas.
As características fundamentais de um Fato Social são o que o define, pois ele tem que ser externo, geral e coercitivo aos indivíduos – ou seja, um Fato Social tem que agir nos indivíduos (plurais) ao mesmo momento em que tem de estar externo a eles.
QUESTÃO C
Como exemplos de Fatos Sociais, temos padrões éticos e normativos que são estabelecidos entre grupos e instituições – como leis e normas.
______________________________
QUESTÃO B
"Monopólio da violência do Estado", como o próprio nome sugere, refere-se a forma com que o Estado busca tornar a violência um monopólio apenas dele - e ainda de forma legítima. Basicamente, o "bom" e aceitável uso da violência pode acontecer apenas pelo Estado, que usa essa violência para reprimir os violentos ilegítimos - como ilustra a célebre obra "Laranja Mecânica".
A legitimação da violência por parte do estado acontece, principalmente, pela aceitação da população - como um Contrato Social, em Rousseau.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos
- Resposta:
https://brainly.com.br/perfil/TesrX-4509570
Explicação: