História, perguntado por Juliaamorim56, 1 ano atrás

54 Pontos



Quais as estrategias defendias por Jhon Keynes para combater a crise e quais as principais medidas adotadas pelo governo americano.

Soluções para a tarefa

Respondido por diegolsouzasanpai5s9
0
John Keynes foi um economista britânico que defendia a intervenção do estado na economia, ou seja, propunha que o governo introduzisse medidas fiscais para controlar a economia da forma que bem entendesse. A principal estratégia citada por ele era a de que o nível de produção nacional deveria ser dado pela demanda, sendo nada mais óbvio, tal que, a demanda geraria a oferta.
Além disso, Keynes também defendia que o governo deveria aplicar grandes remessas de capital nas empresas para que o mercado fosse aquecido de forma geral. Essa medida também ajudaria no quesito geração de empregos e, por sua vez, garantiriam que o mercado consumidor desse uma sustentação real a toda essa aplicação de recursos. 

Baseado nas teorias de Keynes, o governo americano promoveu o New Deal (Novo Acordo) após a crise de 1929 para tentar restabelecer o equilíbrio da economia no país. Algumas medidas tomadas pelo governo foram:

- reforma do sistema bancário para evitar fraudes financeiras;
- empréstimos aos bancos para evitar falências no sistema financeiro;
- redução da jornada de trabalho;
- direito de organização sindical;
- estímulo à produção agrícola;
- construção de várias obras públicas, como hidrelétricas e rodovias;

As medidas alcançaram êxito, revigorando o capitalismo norte-americano, ao ponto de estudos afirmarem que dez anos após o New Deal, os EUA se aproximaram da condição que estavam logo antes da crise de 29.

Espero ter ajudado, forte abraço!

Perguntas interessantes