Geografia, perguntado por guilhermedures14, 8 meses atrás

52) Em 1967 acontecia um novo conflito árabe-israelense, de um lado o Estado de Israel e de outro Egito, Síria, Jordânia, Iraque com o apoio de Kuwait, Líbia, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. Esse confronto armado ficou marcado pela expansão territorial de Israel, o que culminou anos depois em outro conflito.

A Síria não conseguiu recuperar seu território perdido, e reivindica até hoje que Israel devolva essa região.



Assinale a alternativa que corresponde a região reivindicada pela Síria e que indica um dos motivos pelo qual Israel se mantem nesse território:

Jerusalém – pois é a terra santa para os judeus

Cisjordânia – pois é rica em jazidas de petróleo

Península de Sinai – pois é importante rota comercial marítima

Colinas de Golã – pois é área de captação de água que alimenta o rio Jordão

Jericó – pois a cidade se localiza nas margens do rio Jordão

Soluções para a tarefa

Respondido por felipediasleal99
0

Resposta:RESUMO

O artigo aborda a ordem regional do Oriente Médio 15 anos após os atentados de 11 de setembro de 2001, analisando a relevância das potências regionais para o equilíbrio de poder naquela região. A pergunta a ser respondida é se os atentados de 11 de setembro alteraram de maneira significativa a ordem regional. O objetivo da pesquisa é avaliar o papel das potências regionais para as relações de poder no Oriente Médio e suas transformações após os atentados. Para tanto, serão apresentados os conceitos de poder, ordem e potência regional, bem como uma breve descrição das transformações ocorridas nas relações internacionais do Oriente Médio desde as independências locais até o pós-11 de Setembro. Para categorizar os Estados como potência média, emergente ou regional será utilizado a perspectiva teórica tratada por Nolte (2010), Jordaan (2010) e Huelsz (2009). Para avaliar a distribuição de poder entre os principais atores estatais, bem como sua hierarquia de poder, utiliza-se os conceitos de poder real, potencial e ideacional. São aplicadas técnicas como a Análise de Componentes Principais (ACP), para analisar os períodos de 1980, 1990, 2001 (ano dos atentados) e 2011 (dados mais recentes das fontes consultadas). Os resultados demonstram que as principais forças regionais que historicamente atuaram na região continuam presentes, e que a ordem regional vigente é semelhante à do início da década de 1990, sendo que as principais transformações se deram no campo ideacional em função do aumento da ação de forças transnacionais.

Palavras-Chave: Oriente Médio; ordem regional; poder; potências regionais; 11 de setembro de 2001

Explicação:


guilhermedures14: é qual letra ent? vlw mesmo
guilhermedures14: :3
Perguntas interessantes