50linhas a semelhança entre a peste negra e o coronavirus
Soluções para a tarefa
Resposta:
O último relatório da Organização Mundial de Saúde, coloca a fasquia das mortes pouco acima das três mil em todo o mundo, enquanto a Peste Negra foi responsável pela morte de entre 30% e 50% da população da Europa em meados do século XIV. A semelhança mais preocupante entre as duas não é a doença propriamente dita, mas as suas consequências sociais. Na altura, como agora, a responsabilidade dos surtos foi apontada a determinados grupos étnicos.
Tanto quanto sabemos, a Peste Negra teve origem na China ou lá perto. Seguiu depois as rotas das peregrinações ao longo do Médio Oriente, acabando por entrar na Europa através das rotas comerciais a partir de Itália. Tal como o coronavírus, os surtos da peste levaram a quarentenas nos lares afetados e à criação de equipas de especialistas que acompanhavam e controlavam o contágio.
Mas a semelhança mais alarmante entre as duas é a forma como as pessoas reagiram. Durante a Peste Negra do século XIV, as comunidades judaicas pareciam ter menor mortalidade que os vizinhos cristãos. Muitos viram nisto uma prova de que os judeus estavam a espalhar intencionalmente a doença, envenenando poços, rios e fontes. A consequência disso foi a tortura e a morte do povo judeu por toda a Europa.
Ambos tiveram desinformação e fake news parecidos, a peste negra era transmitida aos humanos pelas pulgas que transportavam a bactéria Yernsinia pestis, mas as explicações populares para a disseminação rápida da peste iam desde o castigo divino para os pecados coletivos ao alinhamento das estrelas. Infelizmente, centenas de anos depois parece que estamos a repetir os mesmos erros. No atual clima de ansiedade e medo, a desinformação espalha-se tão depressa como o próprio vírus. As origens do coronavírus foram recentemente apontadas como uma fuga acidental de uma arma biológica criada pelo governo chinês.
Mas se a história das doenças epidémicas nos ensina alguma coisa, é que devemos resistir ao desejo de interpretar a doença no âmbito moral.
(No meu caderno deu 60 linhas, não sei como é sua letra, mas acho que não tem problemas se passar um pouco). Bjs❤️
Resposta:A peste negra foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia(Europa, Asia) que atingiu o pico na Europa entre os anos 1347 e 1351 e a relação ao novo Coronavirus que causa cada vez mais mortes em todo o mundo e que afeta a respiraçao e pulmões é que graças a ambas as pandemias morreu muita gente e que ambas tambem eram as formas de infeçao eram pneumonicas(que afetam os pulmões).