(50 PONTOS!!!!) O esquema abaixo representa forças sendo
aplicadas sobre duas caixas de massa m1 = 50 kg e
m2 = 50kg, sendo a força aplicada pelo homem igual a
140N e a força de atrito igual a 140N, CALCULE o valor
da aceleração.
Soluções para a tarefa
A aceleração nas caixas vale 0 m/s² - alternativa C.
- Explicação:
Essa é uma questão clássica da mecânica, que envolve a Segunda Lei de Newton e alguns conceitos da Força de Atrito. Vou te justificar de duas formas o porquê de a aceleração ser nula, valer zero:
1. 2° lei de newton: segundo essa lei, o produto entre a aceleração e a massa de um corpo gera a força resultante, em outras palavras, Fr = m . a
Observe que a força de atrito nas caixas vale o mesmo tanto da força aplicada, ou seja, não há a força resultante. Se a força resultante vale 0, o produto entre a massa, 100kg, e a aceleração, deve ser zero. Assim, percebemos que esse corpo tem uma aceleração nula.
2. Força de Atrito Estático Máxima: um corpo possui dois tipos de atrito: cinético e estático. O cinético só atua quando o corpo já está em movimento, já o estático atua impedindo que o corpo entre em movimento, até que atinja uma certa força resultante. Nesse caso, como o atrito vale o mesmo tanto que a força, percebemos que as caixas atingiram o que chamamos de Força de Atrito Estático Máxima - é a força máxima que o atrito aguenta até o corpo entrar em movimento. Enquanto o corpo recebe essa força, ele ainda está aprado, ou seja, as caixas não estão em movimento. Se não possuem velocidade, certamente não possuem aceleração. A aceleração é nula.
Desse modo, fica claro que a aceleração vale 0 m/s² - alternativa C.
Saiba mais sobre a 2° lei de Newton em:
https://brainly.com.br/tarefa/45276048
Espero ter ajudado!