50 PONTOS!!!
COMO DURKHEIM E WEBER INTERPRETAM A MODERNIZAÇÃO DAS SOCIEDADES OCIDENTAIS.
Durkheim defendia a solidariedade, que segundo ele, era o “mecanismo através do qual as sociedades se reproduziam e se mantinham coesa”. O autor interpreta a modernização das sociedades ocidentais de maneira a definir existentes dois tipos de sociedades: a mecânica e a orgânica. Onde a primeira (mecânica), seriam as sociedades mais simples como um mecanismo, ou seja, uma sociedade carente de desenvolvimento, tanto humano quanto tecnológico, reforçando o espírito de solidariedade entre os grupos pertencentes a essa sociedade. Enquanto que a segunda (orgânica) seriam as sociedades mais complexas, como o organismo. Ou seja, um tipo de sociedade farta de recursos tanto tecnológico como humano, no que diz respeito a profissionais capacitados e cada vez mais especializados fortalecendo a divisão de trabalho e a dependência entre esses profissionais para atingirem seus objetivos tanto individuais como social. Enfatizando a importância da sociologia na modernização das sociedades ocidentais, Massela, ratifica que a “sociologia, devidamente aplicada, identificará quais valores e ideais estão em harmonia com as tendências gerais da evolução social e quais são estranhos ou contrariam tal evolução.” E, ainda, salienta que Durkheim entende que a “sociedade moderna é permeada por conflitos e que o conflito entre capital e trabalho é um dos mais ameaçadores à ordem social.”
Portanto, para Durkheim, em outras palavras, há uma disputa de poder entre os membros dessa sociedade, nesse caso, quem ocuparia a função mais importante, ou quem faria o que?
Max Weber, também interpretou a modernização das sociedades ocidentais de maneira a enfatizar que tais sociedades especificamente no que se refere às capitalistas, estavam fortemente baseadas na busca incessante pelo lucro e acumulação de capitais, utilizando-se para tanto da racionalização por meio da calculabilidade precisa dos seus fatores técnicos, buscando-se uma maximização dos resultados envolvendo nesse processo todas as esferas sociais: política, economia, ciência etc.
Nesse contexto, Amorim nos dá um bom exemplo dessa racionalização defendida por Weber na interpretação das sociedades ocidentais citando as ideias de Calvino pelas quais o ser humano só alcançaria a salvação se fosse capaz de acumular riquezas, favorecendo, portanto, o surgimento do sistema capitalista científico e técnico.
Considerando o texto, elabore um comentário crítico (TEXTO ARGUMENTATIVO) sobre a situação atual do país, refletindo com base nos autores apresentados: o que seria preciso fazer para que a modernização não fosse tão prejudicial às pessoas? Quais as medidas necessárias? Que ideia ética melhor se aplicaria? Explique suas razões, exponha suas ideias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: PRESTE ATENÇÃO, nessa nossa canção
Explicação:
é letra D de gato, leia o texto e faça
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás