50 ponto
Nesta aula conhecemos
alguns tipos de danças
tradicionais brasileiras e o
Bumba meu boi ou Boi-
Bumbá. Agora mãos a massa
: Pesquise na internet a lenda
o bumba meu Boi e escreva
aqui.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Como foi dito, cada região tem sua tradição do bumba meu boi conforme seus aspectos culturais. Mas, de maneira geral, a lenda da dança conta a história de um casal de escravos, Francisco e sua esposa Catirina, que por estar grávida, deseja comer a língua de um boi.
Empenhado em satisfazer os desejos de sua esposa, Francisco então escolhe o boi mais charmoso do pasto para matar, porém o que ele não imaginava é que o animal seria também o preferido do seu senhor (fazendeiro).
Ao descobrir o que havia acontecido com o boi, o fazendeiro então manda prender Francisco e pede que outros escravos encontrem o animal. O boi é achado morto, mas com a ajuda do pajé de uma tribo indígena ele e ressuscitado.
Outras versões apontam que a ressuscitação do animal está relacionada ao conceito de milagre pregado pelo catolicismo. Mas, no fim da história, quando o boi é ressuscitado, o que se tem em comum é a celebração de toda a comunidade da fazenda.
No anos de 1861 e 1868, por ser considerada uma festa de origem escrava, a dança foi perseguida por muitas elites nordestinas, bem como pela polícia, que chegou a proibir as apresentações.
Resposta:
História da lenda do Bumba meu boi
No nordeste, a história do Bumba meu boi foi inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico).
Nessa versão, Mãe Catirina e Pai Francisco são um casal de negros trabalhadores de uma fazenda. Quando Mãe Catirina fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.
Empenhado em satisfazer a vontade de Catirina, Chico mata um dos bois do rebanho, que, no entanto, era um dos preferidos do fazendeiro.
Ao notar a falta do boi, o fazendeiro pede para que todos os empregados saiam em busca dele.
Eles encontram o boi quase morto, mas com a ajuda de um curandeiro ele se recupera. Noutras versões, o boi já está morto e com o auxílio de um pajé, ele ressuscita.
A lenda, dessa maneira, está associada ao conceito de milagre do catolicismo ao trazer de volta o animal. Ao mesmo tempo, mostra a presença de elementos indígenas e africanos, tal como a cura pelo pajé ou curandeiro e a ressurreição.
A festa do Bumba meu boi é celebrada para comemorar esse milagre.
Explicação: