História, perguntado por nickmate, 11 meses atrás

50 pergunta e resposta sobre a antiga grecia

Soluções para a tarefa

Respondido por thevictoor
4
Tinha como suas principais cidades-estado Atenas e Esparta

Esparta era uma cidade militar, enquanto Atenas era uma com ideais liberalistas econômicos e democráticos

Na cidade de Esparta haviam muitos escravos, por isso somente 300 homens foram enviados para a Batalha Das Termopilas, para que o resto dos soldados controlassem a superpopulação de escravos da cidade, e impedissem revoltas.

Leônidas, rei de Esparta, com juntamente com mais 300 soldados espartanos venceram uma batalha contra o rei Xerxes nas Termopilas. O rei inimigo tinha uma quantidade de soldados absurdamente maior.

O rei Xerxes I era filho de Dario, que décadas antes também tentara invadir a Grécia, em uma massiva invasão de navios por uma praia grega.

Em Atenas as mulheres eram vistas como inferiores em sociedade, não tinham direito de votar e por vezes homens deixavam de ter relações com mulheres para ter com outros próprios homens. Mas em Esparta a mulher era valorizada e tinha voz na sociedade, pois elas geravam os futuros soldados da cidade, mas não votavam, pois não havia democracia em Esparta, onde o sistema de governo era hierárquico.

Pouco mais de 7 mil homens batalharam nas Termopilas, mas entre eles somente 300 eram Espartanos. Por seu menor numero, liderança e bravura, ficaram conhecidos como os 300 de Esparta, e ate hoje seus nomes ecoam na história.

Atenas e Esparta eram cidades rivais, e se temiam muito, portanto mantinham uma "guerra fria". A situação mudou quando ambas uniram forcas para derrotar Xerxes, um conquistador imperialista que tinha como objetivo dominar a Grécia e outros territórios da europa, expandindo a hegemonia Persa.

Um dos principais motivos de Xerxes invadir a Grécia foi o chamado de Atenas, que pretendia unir forcas para derrotar Esparta. Xerxes iniciou uma vasta campanha militar, investindo ouro em equipamentos e treinamento de soldados, mas depois que Atenas disse que não havia mais a necessidade da união de forças, Xerxes, que havia gasto recursos para investir nessa guerra decide invadir e atacar as duas cidades, entre outras potências da época clássica grega.

Assim como os 300 ganharam destaque na batalha das Termopilas, os atenienses ganharam destaque na batalha de Salamina, com táticas navais de quebrar o navio do inimigo pelo meio, ou seja, sua parte mais frágil. Espartanos também participaram dessa batalha, assim como cidadãos de outras cidades estado gregas.

As cidades gregas eram denominadas cidades-estado. Cidades, porque estavam em uma mesma região, e estados porque eram independentes entre si, e tinham suas próprias leis e costumes culturais. Assim como divisão social e base econômica (Em Atenas livre comercio, em Esparta mao de obra e servidão escrava).

Esparta era uma diarquia, um regime de dois reis, sendo eles um chefe religioso e um chefe militar.

A estimativa de escravos em Esparta era de 3 escravos para um esparciata (cidadão nobre, de descendencia da nobreza, geralmente soldado). Os soldados eram chamados de hilotas.

Tanto em Atenas quanto em Esparta os soldados são prisioneiros de guerra. Em Atenas existia um sistema de escravidao por dívida, que foi abolido posteriormente.

Aos 7 anos de idade, menino espartano era tirado de sua familia para passar por rígidos treinamentos e ser um soldado aos 18. Os treinamentos militares eram muito duros, e envolviam torturas e sobrevivencia em condição de natureza extrema. Fome, frio, socos, matar para comer, sobreviver. Assim eram os treinamentos espartanos.

Aos 18 anos, o esparciata se tornava um real soldado, e seu teste final era matar um de seus escravos.

A quantidade de escravos em Esparta era muito grande, e de tempos em tempos, era realizado um evento onde soldados armavam os próprios escravos e os soltavam pela cidade, desafiando os mesmos a matarem-nos. Para cada soldado que um escravo conseguisse matar eram dados-lhe 2 dias de folga, pois era dito que ele se livrou de um fraco, que no futuro poderia por em risco o futuro da precisosa cidade.


thevictoor: partanos não usavam flechas ou armas de longo alcance, pois achavam isso uma desonra em batalha, e preferiam o estilo "mano-a-mano". Também não possuíam filosofos, pois achavam que os mesmos eram inúteis para uma sociedade guerreira
nickmate: muito obg
Perguntas interessantes