*50 DEVERES DE CARLOS MAGNO E SO PAPA (796)*
Desejo estabelecer com vossa santidade um pacto Inviolável de fé e caridade o nosso dever é com o auxílio da Divina Piedade, defender por toda a parte com as armas da santa igreja de cristo tanto das incursões dos pagãos como das devastaçoes sos infies É vosso dever Santíssimo Padre levantar as mãos para Deus como Moisés para auxiliar o nosso Exército de maneira que o povo Cristão obtenha para sempre a vitória sobre os inimigos do seu santo nome
a) Quem é o autor do texto é que lugar ele ocupava na sociedade da época?
b) Quando e por que Carlos Magno assinou esse pacto com o Papa?
c) resuma o conteúdo do texto usando suas palavras
d) qual a importância da aliança entre Carlos Magno e o Papa na formação do Império carolíngio?
Soluções para a tarefa
A - O texto é de autoria do próprio Imperador, Carlos Magno, e é uma espécie de "promessa" ou "garantia" feita por Carlos Magno em relação à instituição do Papado.
O autor ocupava o posto mais elevado da sua sociedade, era o supremo comandante dos exércitos e o supremo governante, sendo considerado uma figura fundamental na recuperação da urbanização na Europa Ocidental após a queda do Império Romano.
B - Carlos Magno assinou este pacto com a Igreja Católica no final do século VIII, tendo-o assinado para estabelecer uma aliança entre a nobreza e a Igreja.
C - O texto estabelece que haverá, dali em diante, uma aliança perene entre a nobreza europeia - e os camponeses sob sua "proteção" - e a instituição cristã, de modo a combater as heresias e os inimigos da Europa.
D - É importante como um elemento de continuidade entre o extinto Império Romano Ocidental, culturalmente representado pela Igreja Católica, e o estabelecimento de uma nova forma de governo que ocupou diversas regiões do antigo Império.