5.;vune*p-$P) Leia este trecho de texto:CurupiraNa teogonia* tupi, o anhangá, gênio andante, espírito andejo ou vagabundo, destinava-se a proteger a caça do :impo. Era imaginado, segundo a tradição colhida pelo Dr Couto de Magalhães, sob a figura de um veado branco,: Dm olhos de fogo.Todo aquele que perseguisse um animal que estivesse amamentando corria o risco de ver Anhangá e a visão determinava logo a febre e, às vezes, a loucura.José RibeirodeSouza.úSrosiíno^WÒrç. Rio de Janeiro: Aurora, 19?0.(')Ttogonla,$f.:l.Filos. Doutrino mfctica relativo aonasdmentodos deuses, e que frequentemente se relaciono com a formação do mundo. 2. Conjunto de divindades cujo cultoforma o sistema religioso dum povopoliteísto. (Dicionário Aurélio Qevõnico - Século XXL)Se a frase destacada no trecho for reescrita trocando-se perseguisse, que está no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, por perseguir, futuro do mesmo modo, as formas estivesse e corria assumirão, por correlação de modos e tempos, as seguintes flexões:») estiver e correu.d) esteja e correra.b)estaria e correria.e) estiver e correrá.c)estará e corria.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Bom dia !
Os tempos verbais devem apresentar o mesmo como estão disposto de modo a dar sentido à frase de forma coesa, não mudando o seu sentido. A frase ficará da seguinte maneira:
"Todo aquele que perseguir um animal que estiver amamentando correrá o risco de ver Anhangá e sua visão determinará logo a febre, e às vezes, a loucura"
Verbo correr - Correrá - Futuro do presente do Indicativo
Verbo estar - estiver - futuro do subjuntivo.
Resposta correta : e
Perguntas interessantes