Português, perguntado por gabrielisilva88, 6 meses atrás

5 (Unicamp-SP) No Sermão da Sexagésima, o padre Antônio Vieira define o que vem a ser um sermão: discurso religioso de natureza basicamente persuasi va, isto é, discurso que tem por objetivo convencer os interlocutores. Ao fazê-lo, procura também ser per suasivo. Pontue o texto, de forma a reforçar suas ca racterísticas persuasivas.

TEXTO

"Há de tomar o pregador uma só maté ria há de defini-la para que se conheça há de dividi-la para que se distinga há de prová-la com a Escritura há de declará-la com as cir cunstâncias com as conveniências que se hão de seguir com os inconvenientes que se devem evitar há de responder às dúvidas há de impugnar e refutar com toda a força da eloqüência os argumentos contrários e de pois disto há de colher há de apertar há de concluir há de persuadir há de acabar isto é sermão isto é pregar o que não é isto é falar de mais alto"

ME AJUDAAAAAAA , POR FAVORRRR!!!!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por joilson31
1

Resposta:

Parábola do semeador‖, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei

Explicação:

temos um forte teor argumentativo bem como até mesmo mostrar causas e consequências para os indivíduos.

Há também uma forte marca de tal fator no período do barroco em que muitos autores como Gregório de Matos se utilizava dos sermoes.


gabrielisilva88: Amigoo, eu preciso rescrever esse texto pontuando ele .
Respondido por jaquealanotorman
1

Resposta: “Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disso há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar, isto é sermão, isto é pregar e o que não é isto, é falar de mais alto”.

Perguntas interessantes