Geografia, perguntado por paremdemebanir910, 1 ano atrás

5. (Unicamp-SP) Millôr Fernandes foi dramaturgo, jornalista, humorista e autor de frases que se tornaram célebres. Em uma delas, lê-se: Por quô ? 6 filosofia. Porque é pretensão. a) Explique a diferença no funcionamento linguístico da expressão “porque" indicada nas duas formas de grafá-la. b) Explique o sentido do segundo enunciado do texto (Porque é pretensão), levando em consideração a forma como ele se contrapõe ao primeiro enunciado. Considere em sua resposta apenas o seguinte sentido atribuído á palavra pretensão: "pretensão: vaidade exagerada, presunção*.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
41
Olá, bom dia!

O por quê utilizado na frase é o da pergunta, da investigação, da curiosidade. Este é asscociado à filosofia pois aqueles que perguntam, que consideram e acreditam que nada sabem e que sempre querem aprender são considerados filósofos, exatamente por serem questionadores.

Já o segundo porque, junto e sem acento é o porque da resposta. É utilizado quando alguém está respondendo determinada pergunta, e é associado à vaidade porque pode-se entender que diferente do primeiro caso, a pessoa já é conhecedora de determinado assunto.

Respondido por LohhKpayc
29

Olá Banir91, Tudo bem?

Primeiramente boa tarde.

a) A diferença no funcionamento linguístico da expressão porque se dá por:

  • Primeiro: Pergunta
  • Segundo: Explicação

b) O porquê utilizado pelo escritor no segundo  enunciado é uma conjunção explicativa usada para iniciar  explicações. Dessa forma, Millor evidencia que o desejo de dar  explicações faz parte de uma característica pretensiosa  humana, já que o ser humano não terá, em muitos momentos,  as explicações para o questionamentos feitos à vida e,  portanto, o mais importante são as dúvidas no processo de  adquirir conhecimento.

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas interessantes