Biologia, perguntado por laurapelagio271, 1 ano atrás

5. (Unicamp) Notícias recentes informam que, no Brasil, há mais de quatro milhões de pessoas contaminadas pela esquistossomose. A doença, que no século passado era comum apenas nas zonas rurais do país, já atinge mais de 80% das áreas urbanas, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde uma das doenças mais negligenciadas no mundo. A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni. a) O ciclo do Schistosoma mansoni, acima esquematizado, está dividido em três fases. Em qual das três fases ocorre a infestação do homem? Explique como ocorre a infestação. b) O Schistosoma mansoni pertence ao Filo Platyhelminthes, assim como outros parasitas, como Taenia saginata, Taenia solium e Fasciola hepatica. Esses parasitas apresentam características relacionadas com o endoparasitismo. Indique duas dessas características e dê a sua função.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
66

Olá!

a) A infestação ocorre na fase II (em meio aquático). Nessa fase, a cercária realiza a penetração de maneira ativa pela pele do homem e podem cair na corrente sanguínea.

b) As principais características relacionadas com o endoparasitismo são: estruturas de fixação no interior do hospedeiro (ganchos, ventosas, etc); respiração anaeróbica; produção de enorme quantidade de ovos; resistência a condições externas que possibilitam maior probabilidade de sobrevivência dos parasitas; cutícula resistente a substâncias que o hospedeiro possui; sistemas digestórios ausentes ou incompletos que faz o parasita absorver o alimento direto do hospedeiro.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Respondido por jullia4000
2

Não sei pq mas pediu pra eu responder, mas já tem resposta... Enfim...

A) A infestação ocorre na fase II, em meio aquático. Nessa fase, a cercária realiza a penetração de maneira ativa pela pele do homem, podendo cair na corrente sanguínea.

B) As principais características relacionadas com o endoparasitíssimo são: estruturas de fixação no interior do hospedeiro, produção de enorme quantidade de ovos, resistência a condições externas que possibilitam maior probabilidade de sobrevivência dos parasitas, sistemas digestórios ausentes/incompletos que faz o parasita absorver o alimento direto do hospedeiro.

Perguntas interessantes