Física, perguntado por joaolucasjll71pbd3t7, 7 meses atrás

5 – (UNESP-SP) Considere uma experiência em que três cargas pontuais de igual módulo estejam
alinhadas e igualmente espaçadas, que as cargas A e C sejam fixas, e que os sinais das cargas A, B e C
obedeçam a uma das três configurações seguintes:
Considere, ainda, que se deseja que a carga B esteja solta e em equilíbrio. Para tanto, das configurações
apresentadas, pode-se usar
a) somente a 1.
b) somente a 2.
c) somente a 3.
d) tanto a 1 quanto a 3.
e) tanto a 1 quanto a 2.

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuele03092003
11

Resposta:

1. E

Sabemos que cargas pontuais produzem linhas de campo elétrico em forma radial. Desta forma:

E sabemos também que, se colocarmos uma carga envolvida em algum lugar onde tenha campo elétrico, esta carga sofrerá força, que pode ser de atração ou de repulsão.

Cargas opostas se atraem, ou seja, as cargas fazem força uma no sentido da outra, assim como cargas iguais se repelem, fazendo força uma contra a outra.

Agora que já relembramos todos os conceitos básicos podemos começar a resolver a nossa questão.

Repare que, se as cargas A e C fossem diferentes, então teríamos, de qualquer forma, a força apontando somente para um lado e então nossa carga não estaria em equilíbrio. Logo teremos que ter as cargas A e C iguais!

Isto já é um inicio para a nossa resolução, mas uma boa pergunta é: e a carga B? Importa ela ser igual a A e C ou tanto faz?

Tanto faz, pois as cargas A e C são iguais! Então, por fim, a nossa resposta é a letra E.

Explicação:

espero ter ajudado coloque como melhor resposta por favor

Respondido por alinealmeidaivo
4

E) A carga B estará em equilíbrio tanto na configuração 1 quanto na 2.

Forças de campo são forças criadas por determindos corpos que se anisfestam em outros mesmo não havendo contato entre eles.

As cargas elétricas são exemplos desses corpos que modificam o espaço à sua volta, causando um campo elétrico. Esse campo criado interage com outras cargas proximas, podendo gerar atração ou repulsão.

Cargas positivas geram um campo com vetores para “fora” das cargas, na direção do seu raio, enquanto o campo elétrico das cargas negativas aponta para “dentro” delas.

Além disso, é importante saber que cargas opostas se atraem, ou seja, as cargas fazem força uma no sentido da outra, assim como cargas iguais se repelem, fazendo força uma contra a outra. Por exemplo, cargas positivas atraem cargas negativa e vice-versa; cargas negativas repelem cargas negativas; cargas positivas repelem cargas positivas.

Sabendo desses conceitos conseguimos entender que para que a carga B esteja solta e em equilíbrio a força resultante do campo gerado pelas partículas A e C em B deve ser nulo.

Dessa forma, sendo A e C equidistante de B, basta que as cargas dessas duas partículas se anulem, ou seja, tenham sinais e cargas iguais, como nas configurações 1 e 2.

Perguntas interessantes