Matemática, perguntado por raphaellasoaresc, 1 ano atrás



5)
Uma professora propôs o seguinte problema a seus alunos:

"Suponha que Marina tenha 53 canetas e queira dividi-las entre três de seus amigos. Caio recebeu metade das canetas, Joana recebeu 1/3 da quantidade total de canetas e Maria recebeu 1/9. Como realizar essa divisão com essa quantidade de canetas?"

Os alunos resolveram de várias formas esse problema, sendo que as três soluções a seguir foram destacadas para que fossem discutidas com toda a turma:

I. Para resolver o problema é necessário que Marina coloque mais uma caneta, tendo assim 54 canetas. Com essa quantidade Caio receberia 27 canetas, Maria receberia 18 canetas e Joana, 6 canetas. Assim ao final ainda sobraram 2 canetas para Marina.

II. Para realizar essa divisão temos que encontrar quanto vale a fração correspondente de cada um. Metade de 53 é 26,5, assim, Caio receberia essa quantidade, Joana receberia 17,67 canetas e Maria, 5,89 canetas, sobrando assim 2,94 canetas.

III. Para resolver o problema é necessário que a divisão seja repensada, pois Marina distribui apenas 17/18 das canetas e não todo o inteiro. E devido a esse fato, sobram sempre canetas.

Assinale a alternativa que contém uma informação correta:

Alternativas:

a)
Apenas o item I está correto.

b)
Apenas o item II está correto.

c)
Apenas o item III está correto.

d)
Apenas os itens I e II estão corretos.

e)
Apenas os itens II e III estão corretos

Soluções para a tarefa

Respondido por matheus16wsozyexm
2

Resposta:

Alternativa C

Explicação passo-a-passo:

Afirmação I: Marina quer dividir as 53 que ela possui, logo não cogitamos a possibilidade de que ela irá acrescentar uma unidade. Além da quantidade recebida por Joana foi trocada com a quantidade a ser recebida por Maria (Caso realizássemos a operação com 54 unidades).

Afirmação II: Devemos utilizar somente valores inteiros para partição de unidades.

Afirmação III: Como dito anteriormente, Marina deseja distribuir unidades dentre as 53 que possui e, uma vez sabendo que da forma atual seria impossível, ela deve repensar a divisão a ser feita. Outro ponto é a proporção de 17/18 que se aproxima dos resultados atuais e indicados na segunda afirmação.

Perguntas interessantes