5 – (UFV-MG) – A formação dos Estados Nacionais da Europa ocidental, durante a Época Moderna (século XV ao XVIII), embora tenha seguido uma dinâmica própria em cada país, apresentou semelhanças em seu processo de constituição. Sobre essas semelhanças é correto afirmar:
a) politicamente, o regime instituído é a monarquia absoluta, da qual a França é o modelo clássico.
b) o clero e a nobreza tinham posição e prestígio assegurados pela posse de terras e estavam sempre juntos na defesa de seus interesses.
c) em termos sociais, esse período se caracterizou pela lenta afirmação da burguesia, que estava à frente de quase todos os empreendimentos da época.
d) para fortalecer o Estado, os reis adotaram um conjunto de medidas para acumular riquezas e desenvolver a economia nacional, denominado de mercantilismo.
e) a centralização do poder político na Itália ocorreu devido à grande influência da burguesia mercantil de Gênova e Veneza.
Soluções para a tarefa
Resposta: A) A centralização política da Itália foi tardia, tendo ocorrido somente no Século XIX. O poder econômico das Repúblicas Mercantis, das quais a mais poderosa e influente foi Veneza, foi antes um empecilho que um facilitador da centralização.
No período, enquanto outros países formavam Monarquias Nacionais, a Itália estava dividida em uma série de reinos e Repúblicas. sem que houvesse uma autoridade central, o que acabou prejudicando o desenvolvimento da região e fazendo com que parte dos seus territórios ao norte acabassem controlados por outros países.
B)Através dos códigos de etiqueta os nobres exerciam influência e mostravam o poder que detinham, já que eram nas cerimônias palacianas que muitas decisões eram tomadas. Daí a possibilidade de se criarem as intrigas palacianas com o objetivo de influenciar decisões, tão comumente apresentadas na literatura que retrata essa época. (NÃO SEI SE TÁ CERTA)
C)em termos sociais, esse período se caracterizou pela lenta afirmação da burguesia, que estava à frente de quase todos os empreendimentos da época. para fortalecer o Estado, os reis adotaram um conjunto de medidas para acumular riquezas e desenvolver a economia nacional, denominado de mercantilismo