Física, perguntado por OlívioSafadão, 1 ano atrás

5) (UFMG-MG) Um sistema hidráulico tem três êmbolos móveis L, M e N com área A, 2A e 3A, como mostra a figura.


Quantidades diferentes de blocos são colocadas sobre cada êmbolo. Todos os blocos têm o mesmo peso. Para que, em equilíbrio, os êmbolos continuem na mesma altura, qual o número de blocos que devem ser colocados sobre os êmbolos L, M e N? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por BBmorena
30

Resposta:ALTERNATIVA A)1,2 e 3.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO.

BONS ESTUDOS

Anexos:
Respondido por vinicaetano98
5

Para o sistema se manter em equilíbrio, a relação entre os pesos colocados êmbolos L-M-N é de 1:2:3. Ou seja, caso seja colocado um peso no êmbolo L devemos colocar 2 pesos no êmbolo M e 3 no êmbolo N.

Princípio de Pascal

O princípio de pascal diz que pressão aplicada em qualquer ponto de um fluido ideal em equilibro é transmitida igualmente em todas as direções.

Aplicando esse princípio para dois ou mais êmbolos com medida de área respectivamente igual A1, A2 a An, temos que a pressão nos pontos onde é exercido deve ser igual para manter o equilíbrio, logo temos:

P1=P2=...=Pn\Rightarrow\boxed{\begin{array}{lr}\boxed{\begin{array}{lr} \dfrac{F1}{A1}=\dfrac{F2}{A2}=...=\dfrac{Fn}{An}\end{array}}\end{array}}

Resolvendo a atividade

Para o sistema de embolo se manter em equilíbrio, aplicado em cada  embolo deve ser igual. Logo devemos calcular a relação de forças exercida entre cada êmbolo:

Êmbolo  L-M

\dfrac{FL}{A}=\dfrac{FM}{2A}\Rightarrow\boxed{\begin{array}{lr}\boxed{\begin{array}{lr}FL=2FM\end{array}}\end{array}}

Êmbolo  L-N

\dfrac{FL}{A}=\dfrac{FN}{3A}\Rightarrow\boxed{\begin{array}{lr}\boxed{\begin{array}{lr}FL=3FN\end{array}}\end{array}}

Portanto, caso seja colocado um peso no êmbolo L devemos colocar 2 pesos no êmbolo M e 3 no êmbolo N para o sistema se manter em equilíbrio.

Continue estudando em:

https://brainly.com.br/tarefa/45110606

Anexos:
Perguntas interessantes