5(UFG-GO) 'A Grécia conquistada conquistou seu selvagem vencedor e levou os artes aos rústicos latinos." VEYNE, P. L'Empire Grec-Romain. Paris: Seuil. 2005. p. 11.Considerando o verso do poeta latino Horácio (65 a.C.* -8 a.C.):a)explique a relação paradoxal entre conquistador e conquistado; /hi/H7b)caracterize dois campos em que a cultura grega se expressa no Império Romano.
Soluções para a tarefa
No decorrer da história da humanidade, verificamos em muitas ocasiões que a cultura do povo conquistado é suplantada pela cultura do povo conquistador. Esse é um motivo pelo qual falamos português no Brasil, por exemplo. Mas as vezes aconteceu o contrário:
a) Ao estabelecerem contato direto, a civilização latina, que fundou Roma, absorveu muito da cultura grega, porém o contrário não aconteceu de modo que a cultura do conquistado, neste caso, modelou a cultura do conquistador.
b) Dois campos culturais onde isto é visto são a religião, onde praticamente todo panteão romano deriva da tradição religiosa grega, e a arte, onde verificamos que esculturas romanas, por exemplo, seguiam padrões estéticos inspirados nas esculturas gregas.
Resposta:
a) : Horácio escreveu este verso no momento em que o Império Romano se constituía. O poeta expressa com clareza o paradoxo de um império que conquistou militarmente os gregos, mas que culturalmente foi por eles dominado. A conquista não foi uma via de mão única.
b) Serão considerados dois dentre esses campos:
O Império Romano era bilíngüe: no Mediterrâneo oriental e no Oriente Próximo, falava-se grego.
A arte romana era influenciada pela cultura helenística, enquanto os monumentos eram
construídos em estilo coríntio.
Em parte das escolas, ensinava-se a filosofia grega.
Havia o culto a deuses de origem grega, aculturados pelos romanos.