5 — Todas as alternativas contêm adaptações evolutivas que permitiram sobrevivência dos vegetais fora do ambiente aquático, EXCETO: a) Epiderme impregnada de cutina. b) Presença de parede celular. c) Presença de raiz. d) Tecidos condutores: xilema e floema. e) Troncos recobertos de súber.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B é a correta
Explicação:
As células, base dos estudos de biologia - fundamentais para a prova do Enem -, foram descobertas com o auxílio de um microscópio pelo cientista inglês Robert Hooke (1635 – 1703), a partir de uma cortiça que tem a função de proteger os troncos das árvores. Ele observou pequenas cavidades que seriam a parede celular das células mortas e deu-lhes o nome de células (diminutivo latino de cella, lugar fechado, pequeno cômodo).
Na década de 1820, foi feita outra descoberta, a visualização do núcleo. Na década de 1830, um botânico e um zoólogo concluíram que a célula era a unidade básica de todas as plantas e animais. Assim surgia o conceito de que todos os seres vivos são formados por células (teoria celular). Mais descobertas foram feitas ao longo do século XIX, quando concluiu-se que a célula corresponde à unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos.
A exceção é: b) Presença de parede celular.
Na biologia, as células são desde muito tempo o fundamento dos estudos de biologia, tendo sido descoberta pelo cientista inglês Robert Hooke com o uso de um microscópio para observar uma cortiça.
Por meio de tal experimento, Hooke observou que existiam pequenas cavidades, que eram a parede celular das células mortas e as nomeou de células.
Depois de vários estudos, os cientistas acabaram por descobrir que todos os seres vivos são formados por células.