ENEM, perguntado por victorhugodonas7230, 9 meses atrás

5)texto base: (uem, 2013 – adaptada) "‘se deus não existisse, tudo seria permitido’. eis o ponto de partida do existencialismo. de fato, tudo é permitido se deus não existe, e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. (...) com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada ou definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. por outro lado, se deus não existe, não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. assim, não teremos nem atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma justificativa e nenhuma desculpa. estamos sós, sem desculpas. é o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre." (sartre, j. p. o existencialismo é um humanismo. tradução de rita correia guedes. são paulo: nova cultural, 1987, p. 9.) com base no trecho, avalie as seguintes afirmações: i. o existencialismo é uma filosofia teológica que procura a razão de ser no mundo a partir da moral estabelecida. ii. a afirmação "o homem está condenado a ser livre" é uma contradição, pois não há liberdade quando há a obrigação de ser livre. iii. o existencialismo fundamenta a liberdade independentemente dos valores e das leis da sociedade. iv. ser livre significa, rigorosamente, ser, pois não há nada que determine o ser humano, a não ser ele mesmo. v. a existência de deus é necessária, pois, sem ele, o homem deixaria de ser livre. está correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por dmaiaamelhor1301
0

Resposta:

I é falsa. O Existencialismo não aceita a definição do sentido da vida a partir de um modelo transcendente, antes assumindo que é na experiência que o sentido é construído.

II é falsa. Quando Sartre diz que o homem está "condenado a ser livre", não fala de uma obrigação literal, e sim da própria condição humana.

III é verdadeira, já que a liberdade é da própria natureza humana e existe antes mesmo da sociedade.

IV é verdadeira, de modo que qualquer decisão que um ser humano tome, mesmo que a justifique por meio da religião, é essencialmente livre.

V é falsa, posto que a liberdade humana, na perspectiva existencialista, independe de qualquer outra coisa.

Explicação:

É isso aí

Perguntas interessantes