5)Texto Base: No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( ) Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas. ( ) Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. ( ) São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. ( ) A correta sequência é: Selecione uma alternativa: a) V, F, V, V. b) F, V, F, V. c) V, V, V, F. d) V, F, F, F. e) F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA: A
Explicação:
Av2 - Metodologia Cientifica
1.D) ntrodução, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma.
2.B) 3, 2, 3, 1.
3. E) Somente II.
4. B) A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta, para assim melhor orientar o processo de organização do estudo
5. A) V, F, V, V.
LETRA A. O Positivismo tem como método a ciência investigativa e empírica da realidade social e objetiva trazer luz conceitual ao modo como a sociedade é organizada e estruturada.
Com uma prerrogativa do esclarecimento e da técnica científica, Comte concebe a estrutura social de modo científico e procura explicá-la através do objetivismo e da clareza metodológica.
O Estruturalismo é uma corrente histórica e filosófica que entende que a sociedade é um compilado de estruturas sociais.
Para esta concepção filosófica, a sociedade é formada por estruturas entre classes e poder. Assim, os homens se relacionam na história por meio do poder entre eles.
Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.
Assim, Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20515492