História, perguntado por dinasouza1973, 9 meses atrás

5. Sobre a imigração europeia para o Brasil no século XIX, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). *

a) Muito imigrantes eram contratados para trabalhar em um regime de parceria, isto é, colhiam o café e entregavam ao proprietário, que dividia o lucro com os trabalhadores após a venda;
b) No regime da parceria, o imigrante deveria saldar a dívida dos custos de sua viagem com o fazendeiro, porém, em muito casos, não conseguiam e tornavam-se reféns do trabalho nas lavouras.
c) O regime de parceria foi positivo para os imigrantes europeus, pois rapidamente os trabalhadores conseguiam o dinheiro para saldar suas dívidas e comprar um pedaço de terra.

Soluções para a tarefa

Respondido por lenaanizia
2

Resposta:b) No regime da parceria, o imigrante deveria saldar a dívida dos custos de sua viagem com o fazendeiro, porém, em muito casos, não conseguiam e tornavam-se reféns do trabalho nas lavouras.

Explicação:A imigração organizada de europeu para o Brasil tem duas etapas. Em 1845, foi aprovada uma lei que garantia subvenção governamental para financiar a imigração, visando introduzir nos cafezais o sistema de parceria, introduzindo a mão-de-obra branca livre em paralelo ao trabalho escravo.

A segunda fase acompanha o surgimento da Associação Auxiliadora da Colonização e Imigração para a Província de São Paulo, em 1871, e a Sociedade Promotora da Imigração em São Paulo em 1866, que estimulavam a imigração, com subvenção estatal, passagens gratuitas, recepção no porto, acomodação e transporte até as fazendas de cafezais. Os números são impressionantes: ente 1874 e 1889, vieram para o Brasil, ao todo, 320.373 italianos quase a metade para São Paulo.

Os imigrantes eram recrutados por agentes a serviço das sociedades promotoras da imigração, os quais vendiam a imagem de um paraíso no Brasil. Os italianos imaginavam que viriam para o “paese dela cucagna” (país da fortuna). A travessia do Atlântico durava de 14 a 30 dias. Superlotação e epidemias nos navios eram constantes.

Ao chegarem, permaneciam em quarentena nas hospedarias mantidas pelo governo, de onde tomavam dois rumos distintos: os cafezais paulistas, em substituição ao escravo, ou as colônias do Rio Grande do Sul, em busca do sonho de liberdade e independência.

Perguntas interessantes