História, perguntado por ryanricardo1998, 11 meses atrás

5) sobre a confederação do Equador, responda:
b) Quais provincias faziam parte?
c)Qual foi o motivo da revolta e o que exigiam?
d) como terminou essa revolta?​

Soluções para a tarefa

Respondido por fskull109
2

Resposta:

A )

Antecedentes.

A Confederação do Equador.

Pernambuco.

Ceará

Paraíba.

Portugal.

Dissidências.

b) . O objetivo central era a criação de um Estado soberano separado do Império, com soberania e autonomia das províncias confederadas. Em 1823, percebe-se o avanço das ideias republicanas liberais como resposta a uma tendência conservadora e autoritária de D. Pedro I, expressas na Constituição outorgada em 1824. Pernambuco não aceita essa Constituição e Manuel de Carvalho Pais de Andrade, presidente da província, proclama a Confederação do Equador, que unia Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Os idealizadores do novo Estado optam pela adoção da Constituição colombiana. O objetivo central era a criação de um Estado soberano separado do Império, com soberania e autonomia das províncias confederadas.

C)Em 1824, forças governistas tomam dos rebeldes os dois maiores centros de resistência, Recife e Olinda. Dois meses depois, a ofensiva toma o Ceará. Os revoltosos são presos e recebem severas punições, sem direito a clemência do Imperador. Frei Caneca foi condenado à forca, mas diante da recusa do carrasco em executar a pena, acaba por ser fuzilado. Muitos outros rebeldes receberam a mesma pena, outros, poucos, fugiram.

O fim da revolta não representa o fim do descontentamento com o Imperador. O Jornal “Aurora Fluminense” de Evaristo Veiga era a voz da oposição, representado por seu líder, Bernardo Pereira de Vasconcelos. Através desse veículo, uma parcela da sociedade fazia a defesa da monarquia constitucional, críticas à autocracia do Imperador e ao favorecimento à aristocracia na distribuição de cargos públicos, uma vez que pregavam a conquista de cargos por mérito

espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes