5. Seria correto afirmar que só existe uma filosofia e que o filósofo é aquela pessoa
jue sabe todas as coisas? Responda e justifique a sua posição apresentada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não existe apenas uma filosofia e o filósofo não sabe de todas as coisas.
Explicação:
A filosofia em sua essência é o amor pelo conhecimento, pela sabedoria, asssim, a filosofia e o filósofo estão sempre abertos às reflexões e às mudanças de ideologias (conjunto de ideias). Assim, a filosofia é a ciência das indagações, tendo o filósofo como um de seus vetores, moderadores, não devendo adotar uma única filosofia (conjunto de valores e ou pensamentos) como fixos, pois se assim fosse, descaracerizaria não apenas o papel do filósofo como o da própria filosofia.
Todos nós podemos filosofar, basta nos ater aos pensamentos que questionam e enriquecem a reflexão acerca da existencia humana e o que a cerca, sem fundamentalismos e preconceitos ideários.
Olá!
É incorreto afirmar que só há uma filosofia. Diversos filósofos elaboraram teses e em algumas das vezes eram contraditórias umas das outras,por isso existem várias, por exemplo: Os autores contratualistas tinham opiniões divergentes quanto aos conceitos de estado natural do homem e os contratos sociais que iriam manter a paz e o progresso no corpo social. Já o filósofo, a partir da discrepância citada acima, não podemos dizer que o ele detém todo o conhecimento, mesmo porque ele irá dedicar-se somente ao que é defendido por ele. Outro exemplo interessante é o de René Descartes, esse afirmou que existem diversas verdades indubitáveis, entretanto apresentou em seus postulados apenas o Cogito Ergo Sum, a matemática e a existência, ou seja, ainda existem mais verdades a serem postas no processo da dúvida metódica.