Português, perguntado por pioker, 10 meses atrás

5)
“Seja qual for a teoria explicativa da origem dos crioulos que venha a ser unanimemente aceita, vimos que sua emergência implica duas coisas: um grupo dominante e minoritário (e a língua desse grupo) de um lado, uma maioria de escravos dominados do outro, sem uma língua comum”. (CALVET, 2002, p. 55)


Sobre a constituição dos pidgins e das línguas crioulas, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O crioulo é uma língua artificial, cuja especificidade está em seu modo particular de emergência – contato entre povos disputando em guerras ou contato decorrente de colonização.

( ) Os pidgins podem ser considerados um sistema de comunicação espontâneo e natural mais rudimentar, usados pelas comunidades de falantes apenas em situações emergenciais de comunicação.

( ) Procurando superar a pouca funcionalidade das suas línguas maternas, os indivíduos em situação de contato recorrem ao modelo imposto (mas pouco acessível) da língua socialmente dominante e ao seu saber linguístico para constituir uma forma de linguagem veicular, a língua crioula.

( ) As línguas crioulas se originam do contato linguístico entre uma língua de prestígio ou língua dominante como superestrato, que lhe empresta o léxico, e uma ou várias línguas como substrato, que lhe emprestam a base sintática.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas:

a) V – F – V – F.

b) F – V – F – V.

c) V – F – V – V.

d) F -V -V- V

e)V – V – F – F.

Soluções para a tarefa

Respondido por abcdmotta
12

Resposta:

correto

Explicação:

av2 sociolinguistica

1 d

2 e

3 c

4 d

5 b

Respondido por RoselaineMaciel
0

Resposta:

Av2 Sociolinguístico (CORRIGIDO PELO AVA)

Explicação:

1 d) V V F V

2 e) interferência linguística

3 c) mistura de línguas; alternancia de códigos; emprestimos linguisticos

4 d) I II III

5 b) F V F V

Perguntas interessantes