Administração, perguntado por nandosantosmendes, 1 ano atrás

5.
Segundo Chiavenato (2011), a obra de Taylor e seus seguidores sofreu críticas sem diminuir as suas contribuições na nascente da Teoria da Administração. Vários foram os fatores da época que contribuíram na geração dessas críticas. Por exemplo, a mentalidade reinante e os preconceitos tanto dos dirigentes como dos empregados, a falta de conhecimento sobre assuntos administrativos, a falta de experiência industrial e empresarial influenciaram consideravelmente na formulação de hipóteses e a falta de suporte adequado para elaboração de conceitos rigorosos. Sobre estas críticas à Administração Científica, analise as afirmativas a seguir:



I- Mecanicismo da administração científica: a Administração Científica restringiu-se às tarefas e aos fatores diretamente relacionados ao cargo e à função do operário. Embora a organização seja constituída por pessoas, deu-se pouca atenção ao elemento humano e concebeu-se a organização como "um arranjo rígido e estático de peças", ou seja, como uma máquina: assim como construímos uma máquina como um conjunto de peças.
II- Abordagem completa da organização, ou seja, de todas as suas áreas funcionais.
III- Abordagem prescritiva e normativa.
IV- Visão microscópica do homem: visualiza cada empregado individualmente, ignorando que o trabalhador é um ser humano e social. A partir da concepção negativista do homem, as pessoas são preguiçosas e ineficientes.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Soluções para a tarefa

Respondido por gubiors
66

Resposta:

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Explicação:

Perguntas interessantes