5. Segundo a ABStartups, atualmente existem 12.778 startups no Brasil, sendo que a maioria está concentrada em São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Essas startups atuam nos ramos de negócio de finanças, educação, saúde e bem-estar, Internet, agronegócio e varejo/atacado. No que diz respeito às startups brasileiras e ao método científico, assinale a alternativa que melhor explica a fase mais difícil do método científico que elas passaram ou estão passando.
A) A fase mais difícil é a de teste das hipóteses, pois é determinante para saber se a empresa tem potencial para conquistar os primeiros clientes e seguir crescendo.
B) As startups brasileiras não dominam o método científico, pois isso ainda está restrito aos professores das instituições de ensino superior por ser um conteúdo teórico.
C) A fase mais difícil é a tomada de decisão, pois, com muitas alternativas, a empresa corre o risco de optar por aquela que acaba não sendo a melhor opção.
D) A fase mais difícil é vender, pois as pessoas têm resistência de comprar o que é novo. Com isso, as startups acabam tendo dificuldades de se capitalizar.
E) A fase mais difícil é definir o objetivo, pois o comportamento mais comum do empreendedor brasileiro é querer fazer tudo sozinho.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
A fase mais difícil é a de teste das hipóteses, pois é determinante para saber se a empresa tem potencial para conquistar os primeiros clientes e seguir crescendo.
Explicação:
A execução do método científico é muito trabalhosa, mas, de todas as fases, a mais difícil é a de testagem de hipóteses por ser justamente a que testa a reação das primeiras pessoas, que são parte do público-alvo. Nessa fase, não se tem muito conhecimento ainda sobre o comportamento desse público, sendo comum a repetição dos testes, mudando algum aspecto do protótipo para verificar se a mudança gera alguma atratividade às pessoas, com o objetivo de saber o que as faz virarem consumidoras. E é justamente o engajamento dos consumidores o maior desafio das startups brasileiras.