5. Se a filosofia serve para dar um significado àquilo que não é entendido pela ciência, ou o que não pode ser chamado de ciência, pressupõe-se que:
A) Os pensamentos filosóficos são pura invenção e não servem para nada;
B) Todas as pretensões das ciências se restam desacreditadas;
C) Os conhecimentos são dissociados do bom uso do pensamento, sendo que não podem ser corrigidos nem aperfeiçoados;
D) Todos os pensamentos filosóficos não interagem com o sentido ético e nem moral, pois sobrevivem sozinhos;
E) Todas as pretensões das ciências pressupõem que elas acreditam na existência da verdade, de procedimentos corretos para bem usar o pensamento, na tecnologia como aplicação prática de teorias, na racionalidade dos conhecimentos, porque podem ser corrigidos e aperfeiçoados.
6. A filosofia suscita vários questionamentos, com contrapontos que devem ser questionados se são realmente suficientes para estabelecer regras na padronização da razão pelo conhecimento empírico. E aí vem um questionamento essencial dos caracteres da filosofia que é explicada da seguinte forma:
A) Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas;
B) O trabalho das ciências não pressupõe como condição, o trabalho da Filosofia, mesmo que o cientista não seja filósofo;
C) O trabalho das ciências pressupõe Filosofia, mesmo que o cientista seja um filósofo;
D) Filosofia subentende-se servir, mas sem fazer usos técnicos dos produtos filosóficos;
E) Filosofia é uma ciência que pode ser comparada como uma propaganda fazendo pesquisa de opinião.
7. A Ética precisa ser universal, pois segundo Kant, para ser dessa forma precisa de igualdade entre os homens. Enquanto a filosofia tem outros parâmetros, que: A) A Filosofia não é um eu acho que ou um eu gosto de. Não se configura pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa;
B) As indagações filosóficas não se realizam de modo sistemático;
C) A Filosofia, segunda Marilena Chauí (1997), não trabalha com enunciados precisos e rigorosos, porque não explica absolutamente nada;
D) Na Filosofia você pode afirmar eu acho que, mas não pode afirmar eu penso que;
E) É na Filosofia que está a resposta para todas as perguntas de todas as ciências.
8. O campo filosófico e as conjunturas filosóficas requerem caracterização de poderes de reflexão por quê:
A) Envolvem questões fundamentais das crenças pautadas no sentido crítico, lógico e sistêmico e perpassam pelos rigores do pensamento lógico;
B) O entendimento dessa lógica deve ser feito de forma coerente, refazendo assim os sentidos impertinentes ao campo filosófico;
C) A natureza humana não sai do abstrato para o concreto, pois sua forma é imperfeita, sem nenhuma racionalidade;
D) Induz-se pela racionalidade, sem se impor à mente de maneira pacífica e linear;
E) Induz pelo emocional, sem se impor ao coração de maneira pacífica e linear.
9. Os artigos 5º e 6º da Constituição Federal do Brasil de 1988, garantem vários direitos ao cidadão. Porém para ser cidadão, não basta apenas ter direitos é preciso que se cumpram os deveres, para que a cidadania seja plena e absoluta. Mas afinal o que é cidadania?
A) Atributo de quem tem os seus direitos negados;
B) Atributo de quem não cumpre seus deveres de maneira ética;
C) Prerrogativa daquele que não respeita e nem se faz ser respeitado nos seus direitos e no cumprimento dos seus deveres;
D) É o conjunto de direitos e deveres ao qual o indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. Por exemplo, numa democracia, a definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade;
E) Atributo de quem não tem nem ética e nem moral.
10. As lições mais importantes que perpassam pela cidadania, ratificando todos os empreendimentos relativos à vida em sociedade (é) (são):
A) Valores que não precisam ser respeitados por nenhum setor da sociedade;
B) A educação, sem a qual a cidadania se dá de pleno vigor e gozo, pois a segunda não precisa da primeira;
C) Agir com respeito, solidariedade, diálogo e compromisso com a vida coletiva; D) Valores e atitudes que não precisam ser aprendidos e, que, cada um pode fazer o que quiser sem respeitar os outros;
E) As corrupções que todos podem praticar ao longo de sua vida
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