Português, perguntado por andrefelizari, 2 meses atrás

5. Relela este trecho

Buscamos proteções para nos sentirmos mais seguros, para vivermos com mais qualidade de vida. O risco, porém, é que elas tenham um efeito oposto, de nos enjaular [...].

• Tanto as conjunções coordenativas quanto as subordinativas contribuem para que as part informações do texto possam ser articuladas e relacionadas, além de permitir que o texto av novas informações sobre o tema sejam acrescentadas. De que forma a conjunção porém co para a coesão sequencial no trecho acima?

PRÁTICA DE LEITURA

Texto 3-Carta aberta

Os empresários Boni-José de Oliveira Sobrinho, Paulo Manoel Protasio, Ricardo Amaral e Roberto Medina fizeram um anúncio de pagina inteira no jornal O Globo, de 14 de maio de 2017, com uma carta aberta na qual pediam providências ao então presidente Temer para reduzir a violência no Rio de Janeiro A publicação coincidiu com matérias do mesmo jornal apontando que a violência pode ter sido responsável pela queda no número de turistas no estado, no verão de 2017.

1. Você já se utilizou de carta aberta para fazer reivindicações sobre problemas de sua comunidade? Se a resposta for afirmativa, comente.

2. Na cidade ou no bairro onde você mora, já houve situações em que pessoas se mudaram ou o turis mo foi comprometido por casos de violência? Comente.

3. Quais reivindicações você imagina que esses empresários cariocas fizeram ao presidente?

Agora, você e seus colegas vão ler a carta aberta publicada e endereçada ao presidente da Repú blica.​

Soluções para a tarefa

Respondido por PenhaTop
4

5. Releia este trecho:

"Buscamos proteções para nos sentirmos mais seguros, para vivermos com mais qualidade de vida. O risco, porém, é que elas tenham um efeito oposto, de nos enjaular [...].

》 De que forma a conjunção "porém"  coopera para a coesão sequencial no trecho acima?

- A conjunção  porém ( mas) é adversativa,  logo ela está correta, pois o texto mostra idéias contrárias.

Carta aberta:

1.

Você já se utilizou de carta aberta para fazer reivindicações sobre problemas de sua comunidade?

Se a resposta for afirmativa, comente.

》 Sim, quando quis ajudar uma comunidade carente que estava sem iluminação pública e todos viviam amedrontados.

2.

Na cidade ou no bairro onde você mora, já houve situações em que pessoas se mudaram ou o turismo foi comprometido por casos de violência?

Comente.

》 Não,  porque não moro em uma cidade turística, mas   a segurança também é precária e muita gente não se muda porque não tem condições econômicas.

3.

As reinvidicações estão na carta aberta ao presidente Temer em 2917.

(...)

"Senhor Presidente, nós, cariocas, estamos realizando nossa parte. É fundamental que o Governo Federal faça a sua. Já não bastam medidas paliativas. A situação requer ações imediatas, abrangentes e decisivas, em sintonia com as autoridades locais, para garantir proteção permanente a moradores e visitantes. Sem o engajamento profundo e duradouro do seu governo, será em vão qualquer esforço. Fique certo de que estamos preparados para retribuir o apoio da União com trabalho sério, capital produtivo e confiança inabalável no poder do fazer. Juntos, vamos virar este jogo!”

Respeitosamente,

Boni-José B. de Oliveira Sobrinho / Paulo Manoel Protasio / Ricardo Amaral / Roberto Medina "

Bons estudos

Dúvidas acesse

https://brainly.com.br/tarefa/49845453

Moderadora mestre Penha top

Anexos:

PenhaTop: obriigada pela melhor resposta
Perguntas interessantes