5. Quem foi Chiang Kai-shek? E, o que aconteceu com ele e seus comandados?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O líder militar chinês Chiang-Kai-shek ajudou a depor o último imperador da China. Depois, à frente do Partido Nacionalista, ele lutou pelo poder no país. Chiang-Kai-shek nasceu em 31 de outubro de 1887. Estudou ciência militar em Tóquio, onde se tornou seguidor do líder revolucionário chinês Sun Yat-sen.
Chiang Kai-shek
Chiang Kai-shek
Camera Press/Globe Photos
Quando Chiang voltou à China em 1911, participou de uma revolução que pôs fim à dinastia manchu dos Qing, que então reinava no país. Com isso, transformou a China em uma república. No entanto, durante muitos anos não houve um governo estável, pois alguns senhores da guerra feudais, que dominavam as províncias, lutavam pelo poder.
Após um período de estudos na União Soviética, Chiang voltou à China em 1923. Dois anos depois, substituiu Sun no comando do Kuomintang (Partido Nacionalista). Nessa época os comunistas integravam o Partido Nacionalista, mas em 1927 Chiang Kai-shek os expulsou dele. Chiang também se insurgiu contra os senhores da guerra e, em 1928, estabeleceu um novo governo. Os senhores da guerra e os comunistas, porém, continuaram se opondo a ele.
Quando o Japão invadiu a China em 1937, Chiang fez uma aliança temporária com os comunistas para lutar contra os invasores. Essa luta tornou-se parte do conflito maior da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição japonesa em 1945, os comunistas se voltaram novamente contra Chiang. Em 1949 eles o derrotaram e fundaram a República Popular da China. Chiang Kai-shek transferiu seu governo nacionalista para a ilha de Taiwan, onde morreu em 5 de abril de 1975.
Explicação:
o que aconteceu do ele e seus comandados:
O governo de Chiang e o que sobrou de suas tropas recuaram para Taiwan, onde ele impôs a lei marcial e perseguiu todos os socialistas, críticos e opositores do seu regime na ilha no que ficou conhecido como "Terror Branco". Após evacuar para Taiwan, o governo de Chiang e seus apoiadores continuaram a declarar sua intenção de, um dia, retomar a China dos comunistas. Chiang governaria Taiwan como presidente e Diretor-geral do Kuomintang até sua morte em 1975, um ano antes da morte de Mao.