5) Quais foram as razões para que D. João estabelecesse o Reino Unido de Portugal com Brasil e Algarves?
Me ajudem pelo amor de Deuusss eu tô com muita matéria acumuladaaa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reino Unido a Portugal e Algarves. Essa mudança de status esteve intimamente relacionada à mudança da Corte lusitana para o Brasil e ao Congresso de Viena.
Explicação:
Com a chegada da família real no Brasil criara-se uma situação invertida: o príncipe regente de Portugal, d. João 6°, reinava sobre os domínios lusitanos não a partir da metrópole, mas, sim, da colônia. Mas com a elevação do Brasil à condição de reino unido, d. João passou a atender pelo título de "Príncipe Regente de Portugal, Brasil e Algarves, daquém e dalém-mar em África, senhor da Guiné, e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia".
Resposta:
Explicação:
Napoleão Bonaparte decretou um bloqueio continental contra o Reino Unido, acreditando que dessa forma o comércio com os britânicos seria sufocado e eles seriam forçados a buscar um acordo com os franceses uma vez que uma invasão marítima estava fora de cogitação após a derrota em Trafalgar.
D. João, príncipe regente de Portugal, sabia que não haveria chances de lutar de igual para igual com os franceses em uma guerra aberta, portanto continuou fazendo um jogo duplo enquanto isso foi possível, garantiu aos franceses que iria interromper o comércio com os britânicos mas continuou fazendo isso de maneira secreta.
Em dado momento essa situação ficou insustentável e os franceses, percebendo a tática portuguesa, decidiram por invadir Portugal. A corte bem como a alta sociedade portuguesa foram forçadas a fugir para o Rio de Janeiro em 1808.
Com o passar do tempo o Brasil foi adquirindo um status de maior reconhecimento por ter se tornado a capital do Império Português uma vez que Lisboa estava ocupada pelos franceses ou em constante conflito contra eles.
Em 1815, durante o Congresso de Viena, que definiu as novas fronteiras da Europa (e em dada maneira do mundo) após a derrota francesa, D. João VI, agora já rei de Portugal, decidiu elevar o Brasil ao status de Reino Unido com Portugal e Algarves.
Era uma maneira de apaziguar o sentimento de independência que já ocorria no Brasil e ao mesmo tempo garantir a soberania portuguesa pelo território da antiga colônia.