5) Protecionismo são medidas econômicas tomadas por um Estado para valorizar o mercado interno do país, aumentando as exportações e diminuindo as importações.
Valorizar a produção e o comércio interno de um país é importante para torná-lo forte, mas como fazer isso em um mundo com tantos blocos econômicos e acordos comerciais de facilitação de troca de mercadorias? O que fazer para o país ser seguro e estável no seu mercado interno e na sua autonomia, e ao mesmo tempo manter relações comerciais interessantes e diversas com outros países?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Soluções para a tarefa
Resposta:
Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.
Explicação:
Alguns exemplos de medidas protecionistas:
- Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos;
- Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno;
- Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.
MAS AGORA? como fazer isso em um mundo com tantos blocos econômicos e acordos comerciais de facilitação de troca de mercadorias?
Acho que no momento em que um país começa a fazer parte de um bloco econômico, ele está se relacionando economicamente com um grupo de países, e para que mesmo assim ele consiga praticar o protecionismo existe algo chamado Livre Comércio. Oposta à teoria do protecionismo, está o Livre Comércio, também chamada "livre-cambismo". Esta ideia defende que não se deve restringir o comércio entre os países, facilitando assim as trocas comerciais, políticas e econômicas como afirma o liberalismo econômico. Fazendo com que o país possa se relacionar com outros países e no resto do mundo praticar o protecionismo