5 profissões que desapareceram,8 pontos positivos e negativos das máquinas
Soluções para a tarefa
Antigamente as pistas de boliche não tinham sistemas mecanizados que recolhiam e reagrupavam os pinos para a próxima jogada. Elas tinham os Arrumadores de Pinos, geralmente crianças por não precisarem se abaixar tanto.
As grandes cidades lutavam contra a proliferação dos ratos, em parte com medo do fantasma da Peste Negra que assolou a Europa no século XIV, matando mais de 100 milhões de pessoas. Caçadores de ratos eram contratados para capturar ou matar (a tiros) ratos nos esgotos e porões. Os avanços na Química trouxeram venenos eficazes e seguros, além dos avanços em higiene e saneamento básico, ajudando a reduzir a população de roedores.
Um dos empregos mais emblemáticos que foram substituídos pela tecnologia foi o da Telefonista, que conectava manualmente as ligações telefônicas de qualquer lugar pra qualquer lugar - que tivesse linhas telefônicas.
Dois empregos difíceis de se imaginar são os despertadores humanos e acendedores de poste, ambos comuns nas cidades antes do domínio da energia elétrica.
Os avanços tecnológicos, científicos, químicos, físicos, sociais ajudaram a modificar a vida em sociedade no campo e na cidade nos últimos 200 anos de forma drástica. Positivamente as revoluções tecnológica e científica foram responsáveis pelo fim ou redução de empregos perigosos, insalubres, a exploração infantil, a baixa produtividade, baixa qualidade, demora no transporte e na comunicação, além de trazer o conforto moderno.
Porém, também foram responsáveis negativamente por degradação ambiental, exaustão de recursos naturais, hiperconsumismo, desperdício e geração de lixo, contaminação, poluição sonora e perda de mais postos de trabalho do que gerados em outras fontes.