5. Presidente militar considerado "linha-dura" foi :
5 pontos
a) Ernesto Geisel.
b) Costa e Silva.
c) Garrastazu Médici.
d) Getúlio Vargas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 'B' !
Espero ter ajudado ;))
Explicação:
O marechal Artur da Costa e Silva assumiu a presidência da República no início de 1967, tornando-se o segundo presidente-ditador da ditadura civil-militar iniciada com o golpe de 31 de março de 1964.
Costa e Silva era um dos principais expoentes da chamada linha-dura da ditadura civil-militar, e sua chegada ao poder representou a ascensão desse grupo. Antes de Costa e Silva, estava na presidência o marechal Castello Branco, ligado a uma ala mais moderada dos militares, que pretendia entregar o poder aos civis depois de eliminar as forças políticas que estiveram no governo João Goulart.
Resposta:
B
Explicação:
Apesar dessas tentativas de restabelecimento da ordem democrática, o regime não perdeu força. Ao contrário, houve aquilo que os especialistas no tema denominam de “Golpe dentro do Golpe”, isto é, um endurecimento ainda maior do regime militar, com o decreto do AI-5, em 13 de dezembro de 1968, durante o governo de Costa e Silva. O AI-5 cassou as liberdades individuais e deu vazão a atitudes escancaradamente ditatoriais. O Brasil, a partir do ano de 1968, viveu anos muito conturbados. Alguns historiadores acreditam que a “ditadura escancarada”, vinda com o AI-5, deveu-se em grande parte às pressões de ações armadas revolucionárias que já estavam em curso no país – como as da AP (Ação Popular, acusada do atentado à bomba no Aeroporto de Guararapes, em 1966).