5 pratos inventados em epocas de guerra
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Batata-frita
É aos belgas que devemos agradecer pela batata nossa de cada dia. Segundo conta a história local, desde o século 17 era comum na região do Rio Meuse pescar pequenos peixes e fritá-los. No inverno, quando o rio congelava, os belgas cortavam batatas em forma de peixinhos e as jogavam na gordura. Quando soldados estadunidenses passaram pelo país durante a Primeira Guerra Mundial, teriam provado (e aprovado) o prato que chamaram de “francês”, língua oficial do exército da Bélgica naquela época.
2. Frango Marengo
Após vencer a Batalha de Marengo, em 1800, Napoleão Bonaparte, então cônsul da França, quis celebrar com um grande banquete. O chef do exército, de sobrenome Dunand, entrou em desespero, pois tudo estava destruído e não havia aonde buscar ingredientes. Seus soldados mataram um frango esquelético, pescaram alguns camarões em um riacho e providenciaram ovos e tomates. Dunand assou o frango com todos esses ingredientes e acrescentou croutons feitos com pão velho do quartel. Napoleão não só adorou como pediu que o prato passasse a ser servido aos seus oficiais.
3. Filé à Wellington
É uma homenagem à vitória do general britânico Arthur Wellesley (o Duque de Wellington) sobre as tropas de Napoleão, na Batalha de Waterloo. O prato é uma referência à paixão de Wellington por carne. Há boatos de que suas tropas, em tempos de guerra, consumiam 300 bois por dia.
4. "nosso strogonoff (ou estrogonofe), que passou pela França antes de chegar ao Brasil, mas nasceu straganov no século 16, comida de czares e noves. Na Segunda Guerra Mundial se popularizou com os soldados russos, que levavam carne cortada em tiras em grandes barris debaixo de uma mistura com sal grosso e aguardente. Na hora do preparo, a carne era frita e acompanhava cebola e um creme de leite azedo muito popular por lá, chamado smetana."
5. Reino Unido, Sticky Toffee Pudding
Esta sobremesa clássica é encontrada facilmente pelo Reino Unido. Trata-se de um doce pastoso, feito com tâmaras, caramelo e coberto com sorvete ou creme de baunilha. Sua origem é desconhecida, ninguém sabe exatamente de onde veio. Há quem diga que foi criada em Lancashire, e outros, dizem que dois canadenses compartilharam a receita durante a II Guerra Mundial. Enfim, é uma sobremesa tradicional que você deve provar quando estiver no Reino Unido.