Biologia, perguntado por diascarlos1234567, 10 meses atrás

5-Por que o virus não pode ser considerado um ser vivo?​


claramatos989: Mas o que sabemos é que o vírus, por não ter qualquer atividade metabólica fora da célula, por não captar nenhum nutriente, nem utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética fora da célula hospedeira, não pode ser considerado um ser vivo
diascarlos1234567: obrigado
claramatos989: espero ter ajudado
luana63147: porque ele depende de outro ser vivo para sobreviver
claramatos989: Por causa de os vírus não apresentam metabolismo próprio, sua existência depende de outros seres vivos para que possa realizar suas funções vitais, por isso é chamado de parasita intracelular. Pode parasitar animais, vegetais, bactérias, fungos, algas e arqueas.
claramatos989: espero ter ajudado
claramatos989: eu ñ sei muito bem sobre isso

Soluções para a tarefa

Respondido por luana63147
0

Resposta:

porque ele depende de outro ser vivo para sobreviver e para ser transmitido

Respondido por biagaleski2008
0

Resposta:

→ Por que alguns pesquisadores afirmam que os vírus são seres vivos?

Explicação:

Os vírus realizam algumas atividades consideravelmente complexas. Eles são capazes, por exemplo, de “enganar” nosso sistema imunológico e causar doenças, atividade complexa para um ser sem vida, não é mesmo?

Muitos pesquisadores afirmam que os vírus devem ser, sim, considerados seres vivos. Para isso, eles utilizam algumas características desses seres para sustentar essa afirmação. Essas características são:

Presença de material genético: RNA e/ou DNA. A presença desse material indica que esses organismos são capazes de transmitir suas características aos seus descendentes;

Os vírus apresentam capacidade de evolução, ou seja, sofrem alterações ao longo do tempo, uma característica importante, uma vez que admitimos que os seres vivos mais bem adaptados sobrevivem no meio.

Diante dessas afirmações, fica fácil perceber que os vírus podem ser considerados seres vivos ou não, pois os argumentos das duas linhas são bastante convincentes. É por isso que, ao questionarmos se vírus são ou não seres vivos, devemos refletir sobre o que realmente é vida. Será que nossa definição de seres vivos como organismos portadores de células já não está ultrapassada? Será que a vida não é algo mais complexo do que imaginamos?

Perguntas interessantes