5- Por que as plantas avasculares sem sementes têm a espessura de apenas
algumas células?
R:.........
Soluções para a tarefa
Resposta:
☰
InfoEscola
Notícias
Exercícios
Enem
Cursos Online
Cupons de desconto
Disciplinas
Artes
Astronomia
Biologia
Ciências
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
História
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Química
Redação
Outros assuntos
Administração
Biografias
Curiosidades
Direito
Doenças
Drogas
Economia
Educação
Esportes
Idiomas
Medicina
Mitologia
Informática
Política
Profissões
Psicologia
Religião
Sexualidade
Sociedade
Sociologia
×
Plantas vasculares sem sementes
Por Camila Pereira Carvalho
Doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente (Instituto de Botânica de São Paulo, 2017)
Mestrado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente (Instituto de Botânica de São Paulo, 2012)
Graduação em Biologia (UNITAU, 2006)
Categorias: Reino Plantae (plantas)
Compartilhe:
As plantas vasculares sem sementes são aquelas que possuem tecido condutor, ou seja, xilema e floema. A presença desses tecidos contribuiu para o sucesso das plantas na ocupação do ambiente terrestre. O xilema é um tecido que conduz água e sais minerais, ao passo que o floema conduz açúcares e outros compostos orgânicos produzidos pelas folhas. As substâncias transportadas pelo xilema recebem o nome de seiva xilemática, e as transportadas pelo floema constituem a seiva floemática. A capacidade de sintetizar lignina foi iniciada neste grupo de plantas. A adição de lignina à parede celular das células de sustentação e do xilema tornou-as rígidas, permitindo que as plantas se mantivessem eretas e alcançassem grandes alturas. Essas plantas apresentam raiz, caule e folhas, porém as flores e sementes estão ausentes.
Apesar de exibirem caracteres evolutivos novos, como os relatados acima, as plantas vasculares sem sementes ainda compartilham certas características em comum com as briófitas, como a dependência da água para a reprodução. Existem cerca de 13.500 espécies pertencentes a este grupo de plantas, que ocupam os mais variados ambientes, sendo conhecidas espécies terrestres, aquáticas, trepadeiras e também epífitas (plantas que vivem sobre outras, porém não retiram nutrientes, só as utilizam como apoio) (Figura 1). Dessa forma, apresentam uma grande diversidade de tamanhos, desde plantas muito pequenas, com 2 centímetros de comprimento, até árvores com mais de 10 metros de altura
Plantas avasculares não possuem sistema vascular para realizar o transporte de água e nutrientes, por isso dependem da difusão e de outras formas de transporte de célula em célula. Essa dependência da difusão limita o tamanho da planta, por isso elas têm espessura de apenas algumas células.
As plantas avasculares
O sistema vascular está presente em três grandes grupos de plantas:
- Pteridófitas
- Gimnospermas
- Angiospermas
As briófitas, por exemplo, não possuem vasos, como consequência elas são muito pequenas. Todo o transporte de água e nutrientes ocorre de célula em célula através de difusão. A difusão só é eficiente em curtas distâncias.
Briófitas e pteridófitas não possuem semente, somente gimnospermas e angiospermas, as últimas possuindo frutos e flores
A partir do desenvolvimento de vasos transportadores as plantas puderam aumentar em tamanho e espessura, não dependendo mais só da difusão para realizar o transporte.
Entenda mais as plantas avasculares: https://brainly.com.br/tarefa/2581667
#SPJ2